DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLameira, Vanessa Silva Monteiro-
dc.date.available2019-12-14-
dc.date.available2019-12-17T15:22:19Z-
dc.date.issued2013-06-14-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1879-
dc.description.abstractThis research is dedicated to explore the theoretical work of Alberto José Gomes da Silva, entitled Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ, e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e facil percepçaõ, first published in Lisbon in 1758. The work stands out in publications of the Lusitania as the first theoretical work devoted exclusively to the teaching of thoroughbass, and relates to the repertoire performed in the Iberian Peninsula during the second half of the Eighteenth century. Revisiting this work through a proposed annotated edition aims to bring to discussion the musical practices of the Eighteenth century, in addition to be a resource for analysis and observation of teaching music, presenting itself as a viable alternative to instrumentalists dedicated to historical performance . Keywords: Regras de Acompanhar; thoroughbass exercises; Alberto José Gomes da Silva; musical practices of the Eighteenth century.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRegras de acompanharpt_BR
dc.subjectExercícios de baixo contínuopt_BR
dc.subjectAlberto José Gomes da Silvapt_BR
dc.subjectPráticas musicais do século XVIIIpt_BR
dc.titleRegras de acompanhar para Cravo ou Orgão (1758), de Alberto José Gomes da Silva : proposta de edição anotadapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T15:22:19Z-
dc.contributor.advisor-co1Matos, Maurício Gomes de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1236786392117778pt_BR
dc.contributor.advisor1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee1Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633926295444257pt_BR
dc.contributor.referee2Rónai, Laura Tausz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0768491603813338pt_BR
dc.contributor.referee3Páscoa, Luciane Viana Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7175920728861467pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5520710198564768pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa dedica-se a explorar a obra teórica de Alberto José Gomes da Silva, intitulada Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ, e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, reduzidas a breve methodo, e facil percepçaõ, publicada primeiramente em Lisboa em 1758. A obra se destaca no cenário das publicações lusitanas como sendo a primeira obra teórica dedicada exclusivamente ao ensino do baixo contínuo, além de se relacionar com o repertório praticado na península ibérica durante a segunda metade do século XVIII. A revisitação desta obra, através de uma proposta de edição anotada, pretende trazer à discussão as práticas musicais do século XVIII, além de ser um recurso de análise e observação do ensino musical, apresentando-se como uma alternativa viável para instrumentistas dedicados à performance histórica. Palavras-chave: Regras de acompanhar; exercícios de baixo contínuo; Alberto José Gomes da Silva; práticas musicais do século XVIII.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Artespt_BR
dc.relation.references4.1 MANUSCRITOS SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Arte ou Regras de Acompanhar Cravo, e todo o genero de Instrumento, Seu dono he José Vito. (Consta igualmente a data de 1812). Sem identificação do autor. 1848. [P-BN-MM-5074]. 4.2 IMPRESSOS BLUTEAU, Raphael. Diccionario da Lingua Portugueza. Lisboa: na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1789. CALDEIRA, Antônio Correia (pub.). Obras completas do Cardeal Saraiva (D. Francisco de S. Luiz) Patriarcha de Lisboa. Tomo 4. Lisboa: Imprensa Nacional, 1875. CALDEIRA, Antônio Correia (pub.). Obras completas do Cardeal Saraiva (D. Francisco de S. Luiz) Patriarcha de Lisboa. Tomo 6. Lisboa: Imprensa Nacional, 1876. CAMPION, François. Traité d'Accompagnement et de Composition selon la règle des octaves de musique. Paris, 1716. EITNER, Robert. Biographisch-bibliographisches Quellen-Lexikon der Miseker und Musikgelehrten der christlichen Zeitrechnung is zur Mitte des neunzehnten Jahrhumdert. Leipzig: Breitkopf und Härtel, 1904. FONSECA, Petrus Josephus Á Fonseca. Diccionario Portuguez e Latino. Lisboa: na Regya Officina Typographica, 1771. GERBER, Ernst Ludwig. Historisch-Biographisches Lexicon der Tonkünstler, welches Nachrichten von dem Leben und Werken musikalischer Schriftsteller, berühmter Componisten, Sänger, Meister auf Instrumenten, Dilettanten, Orgel- und Instrumentenmacher, enthält. Leipzig: Breitkopf, 1792. 2v. 93 HEINICHEN, Johann David. Der General-Bass in der Composition, Oder: Neue und gründliche Anweisung, Wie ein Music-Liebender mit besonderm Vortheil, durch die Principia der Composition, nicht allein den General-Bass im Kirchen- Cammer- und Theatralischen Stylô vollkommen, & in altiori Gradu erlernen; sondern auch zu gleicher Zeit in der Composition selbst, wichtige Profectus machen könne. Nebst einer Einleitung Oder Musicalischen Raisonnement von der Music überhaupt, und vielen besondern Materien der heutigen Praxeos.Dresden: [s.ed], 1728. MORATO, João Vaz Barradas Muito Pão e. Flores musicaes colhidas no jardim da melhor lição de varios autores: Arte pratica de canto de orgão: Indice de cantoria para principiantes, com hum breve resummo das regras mais principaes de a Companhar com instrumentos de vozes, e o conhecimento dos tons assim naturaes como accidentaes / João Vaz Barradas Muito Pam e Morato. Lisboa: Officina de Musica, 1735. PEDROSO, Manuel de Moraes. Compendio musico, ou arte abbreviada em que se contém as regras mais necessarias da cantoria, acompanhamento, e contraponto: offerecido á mais armoniosa cantora do Ceo. Maria Santíssima com o soberano titulo da Assumpção / por Manoel de Moraes Pedroso. Porto: Na Officina Episcopal do Capitão Manoel Pedroso Coimbra, 1751. SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ/ e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, re- / duzidas a breve metodo, e facil percepção. / Dedicado a sua magestade fidelissima / D. Joseph I. / Que Deos guarde, / por / Alberto Joseph Gomes da Silva / Compositor, e Organista. Lisboa: na Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758. [P-Cug-MI.160]. SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ/ e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, re- / duzidas a breve metodo, e facil percepção. / Dedicado a sua magestade fidelissima / D. Joseph I. / Que Deos guarde, / por / Alberto Joseph Gomes da Silva / Compositor, e Organista. Lisboa: na Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758. [P-Ln-M.1022 V]. 94 SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ/ e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, re- / duzidas a breve metodo, e facil percepção. / Dedicado a sua magestade fidelissima / D. Joseph I. / Que Deos guarde, / por / Alberto Joseph Gomes da Silva / Compositor, e Organista. Lisboa: na Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758. [BR-RJn A-XVIII-3,19]. SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ/ e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, re- / duzidas a breve metodo, e facil percepção. / Dedicado a sua magestade fidelissima / D. Joseph I. / Que Deos guarde, / por / Alberto Joseph Gomes da Silva / Compositor, e Organista. Lisboa: na Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758. [BIG XVIII-3 SIL Reg]. SILVA, Alberto Joseph Gomes da. Regras de Acompanhar para cravo, ou orgaõ/ e ainda tambem para qualquer outro instrumento de vozes, re- / duzidas a breve metodo, e facil percepção. / Dedicado a sua magestade fidelissima / D. Joseph I. / Que Deos guarde, / por / Alberto Joseph Gomes da Silva / Compositor, e Organista. Lisboa: na Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1758. [US-Wc MY 69.A2.G63]. SOLANO, Francisco Ignacio. Novo tratado de musica metrica, e rythmica, o qual ensina a acompanhar no cravo, orgão, ou outro qualquer instrumento...e tratão-se tambem algumas cousas parciaes do contraponto, e da composição/ por seu author Francisco Ignacio Solano. Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1779. SOLANO, Francisco Ignacio. Nova instrucção musical, ou theorica pratica da musica rythmica. Lisboa: Na Officina de Miguel Manescal da Costa, 1764. SOLANO, Francisco Ignacio. Nova Arte ou breve compendio, para a lição dos principiantes. Extrahido do Livro que se intitula instrucção musical, ou theorica pratica da musica rythmica. Lisboa: Na Officina de Miguel Manescal da Costa, 1768. 95 SOLANO, Francisco Ignacio. Exame instructivo sobre a musica multiforme, metrica e rythmica, no qual se pergunta, e dá resposta de muitas cousas interessantes para o solfejo, contraponto, e composição... / por seu author Francisco Ignacio Solano. Lisboa: Na Regia Officina Typografica, 1790. TORRES, José. Reglas generales de acompañar en órgano, clavicordio, y harpa, con solo saber cantar la parte, ò un baxo en canto figurado, distribuidas en tres partes, en la primera, se enseñan los fundamentos, que deben preceder al acompañar, en la segunda el modo de acompañar, usando solo de especies consonantes, y en la tercera el modo de practicar las especies falsas, assi dentro de la ligadura, como fuera de ella - compuestas por Don Joseph de Torres, organista principal de la Real Capilla. Madrid: Imprenta de Música, 1702. 4.3 CATÁLOGOS ALEGRIA, José Augusto (org.). Arquivo das Músicas da Sé de Évora. Catálogo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1973. ALEGRIA, José Augusto (org.). Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. Catálogo dos fundos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. ALEGRIA, José Augusto (org.). Biblioteca Pública de Évora. Catálogo dos fundos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977. BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL). Acervo precioso: catálogo da exposição. Rio de Janeiro: a Biblioteca, 1983. SANTOS, Mariana Amélia Machado. Biblioteca da Ajuda. Catálogo de Música Manuscrita. Vol. VI. Lisboa: Biblioteca da Ajuda, 1963. 96 4.4 LIVROS ALBUQUERQUE, Maria João Durães. A Edição Musical em Portugal (1750-1834). Lisboa: Imprensa Nacional e Fundação Calouste Gulbenkian, 2006. BRITO, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. BACH, Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado: Berlim 1753-1762. Traduzido por Fernando Cazarini. Campinas: Editora da Unicamp, 2009. CARDOSO, André. A Música na corte de D. João VI. São Paulo: Martins Fontes, 2008 DASILVA, Orlando. A arte maior da gravura. São Paulo: Edição Espade, 1976. FAGERLANDE, Marcelo. O Baixo Contínuo no Brasil (1751-1851). Rio de Janeiro: 7 Letras Faperj, 2011. FERNANDES, Cristina. Devoção e Teatralidade, as Vésperas de João de Sousa Vasconcelos e a prática litúrgico musical no Portugal pombalino. Lisboa: Edições Colibri, 2005. FLECHOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas manuscritos dos séculos XVI ao XIX. São Paulo: Editora UNESP, 1991, 2ª Ed. GJERDINGEN, Robert. Music in the Galant Style: Being a Treatise on Various Schemata Characteristic of Eighteenth-Century Music for Courtly Chambers, Chapels, and Theatres, Including Tasteful Passages of Music Drawn from Most Excellent Chapel Masters in the Employ of Noble and Noteworthy Personages, Said Music All Collected for the Reader’s Delectation on the World Wide Web. New York: Oxford University Press, 2007. HEARTZ, Daniel. Music in European capitals – The galant style, 1720-1780. New York: Norton, 2003. 97 LAWSON, Colin; STOWEL, Robin. La interpretación histórica de la Música. Madrid: Alianza Editorial, 2005. TEIXEIRA, Ivan. Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica. São Paulo: EdUSP, 1999. VASCONCELLOS, Joaquim de. Os Musicos Portuguezes. Porto: Imprensa Nacional, 1870. VIEIRA, Ernesto. Diccionário Biographico de Musicos Portuguezes: Historia e Bibliographia da Musica em Portugal. Lisboa: Typographia Mattos Moreira de Pinheiro, 1900, v. 1. 4.5 ARTIGOS EM PERIÓDICOS ABREU, Márcia. O controle à publicação de livros nos séculos XVIII e XIX: uma outra visão da censura. Fênix - Revista de História e Estudos Culturais. São Paulo: v. 4, n. 4, ano IV. p. 1-12, out-nov 2007. CASTAGNA, Paulo. Musicologia portuguesa e brasileira: a inevitável integração. Revista da Sociedade Brasileira de Musicologia. São Paulo: n. 1, p. 64-79, 1995. FELLERER, Karl Gustav. Le Partimento et l'organiste au XVIIIe siècle. Music Sacra, 41. sl: p. 251-54, 1934. MAZZA, José. Dicionário Biográfico de Músicos Portugueses. Lisboa: Ocidente; Revista Portuguesa mensal, XXIII (74) – XXV (84), 1944. NEJMEDDINE, Mafalda. Regras de Acompanhar para cravo ou órgão de Alberto José Gomes da Silva: análise preliminar. Lisboa: APEM n. 106, p. 14-18, 2000. OLIVEIRA, Ernesto Ferreira de. Ecdótica. Curitiba: Revista Akrópolis, vol. 3, n. 10, p. 21- 25, 1995. 98 SANGUINETTI, Giorgio. 2009. The Realization of Partimenti. Journal of Music Theory 51:1, Spring 2007. Yale: Yale University. p 51-81. TRILHA, Mário Marques. A evolução da regra da oitava em Portugal. Opus. Goiânia: v. 16, n. 1, p. 48-69, jun 2010. 4.6 COMUNICAÇÕES BINDER, Fernando Pereira, CASTAGNA, Paulo. Teoria Musical no Brasil: 1734-1854. Comunicação apresentada no I Simpósio de Musicologia Latino-americana – XV Oficina de Música de Curitiba. Curitiba, 10-12 jan 1997. 4.7 DISSERTAÇÕES E TESES SILVA, Priscila Aquino. Entre o Príncipe Perfeito e o Rei Pelicano – os caminhos da memória e da propaganda política através do estudo da imagem de D. João II (século XV). Niterói, 2007. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense. SILVA, Vanda Sá. Estudos de Música Instrumental no Antigo Regime. Aveiro, 2009. Tese de Doutoramento. Universidade de Aveiro. TRILHA, Mário Marques. Teoria e Prática do baixo Contínuo em Portugal (1735-1820). Aveiro, 2011. Tese de Doutorado (Doutorado em Música). Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. 4.8 FONTES ELETRÔNICAS GJERDINGEN, Robert. Monuments of Partimenti. Disponível em: <http://facultyweb. at.northwestern.edu/music/gjerdingen/Partimenti/aboutParti/Readings/index.htm> Acesso em: 30 de abril de 2013. 99 BÉHAGUE, Gerard. Luiz Álvares Pinto. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. BOETZKES, Manfred. Galli-Bibiena. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de junho de 2013. BRITO, Manuel Carlos de. Jerónimo Francisco de Lima. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. DOTTORI, Mauricio. JACKSON, Paul. David Perez. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. MCCLYMONDS, Marita, et. al. Nicollò Jommelli. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. OXFORD MUSIC ONLINE. Dicionário Grove de Música online. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 30 de abril de 2013. STEVENSON, Robert. António da Silva Leite. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. STEVENSON, Robert. Francisco Ignacio Solano. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. STEVENSON, Robert. João Rodrigues Esteves. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. STEVENSON, Robert. José de Santa Rita Marques e Silva. Ed. L. Macy. Grovemusic. Disponível em: < http://www.oxfordmusiconline.com> Acesso em: 24 de maio de 2013. 100 TRILHA, Mário Marques. Alberto José Gomes da Silva. Dicionário Biográfico Caravelas. Disponível em: <http://www.caravelas.com.pt/dicionario_biografico_caravelas.html> Acesso em: 24 de maio de 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqLínguistica, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - PPGLA Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGRAS DE ACOMPANHAR PARA CRAVO OU ORGÃO (1758), DE ALBERTO JOSÉ GOMES DA SILVA PROPOSTA DE EDIÇÃO ANOTADA.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons