DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1867
Title: Segredos de um ateliê : um estudo iconográfico-musical da obra "descanso do modelo"(1882) de Almeida Júnior(1850-1899)
Authors: Silva, Damião Alan Araújo da
metadata.dc.contributor.advisor1: Páscoa, Luciane Viana Barros
Keywords: Pintura;Iconografia Musical;José Ferraz Almeida Júnior
Issue Date: 12-Jun-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SILVA, Damião Alan Araújo da. Segredos de um ateliê: um estudo iconográfico-musical da obra "descanso do modelo"(1882) de Almeida Júnior(1850-1899). Manaus, AM, 2018. 1 CD ROM TCC (graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho buscou fazer um estudo iconográfico da obra Descanso do modelo do artista José Ferraz Almeida Junior, que está localizada no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Foi realizada uma análise comparativa de outras três obras do próprio artista – O ateliê em Paris, O importuno e O modelo – em que se destaca o tema representado: o ateliê do artista. Este trabalho procurou estabelecer um elo entre dois campos da arte que é a pintura e a música. O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo iconográfico musical e estético da obra, utilizando os pressupostos teóricos de Erwin Panofsky e teorias consonantes. A metodologia adotada foi baseada em leituras de iconografia e história da arte, pesquisa histórica, análise formal e estética da obra. Foram abordados o contexto histórico-cultural no qual a obra está inserida, os dados biográficos do artista e as influências estéticas presentes na obra. Foi feito um breve histórico do movimento artístico acadêmico no Brasil, percebendo seu caráter híbrido.
Abstract: This study aims to make an iconographic study of the work Descanso do Modelo, by the artist José Ferraz de Almeida Junior, which is located at the National Museum of Fine Arts in Rio de Janeiro. A comparative analysis was carried out of three other works by the artist himself - The studio in Paris, O importuno and O modelo - in which the theme represented is highlighted: the artist's studio. This study sought to establish a link between two fields of art that is painting and music. The aim of this research was to perform a musical and aesthetic iconographic study of the work, using the theoretical assumptions of Erwin Panofsky and consonants theories. The methodology adopted was based on readings of iconography and art history, historical research, formal and aesthetics analysis of the work. They were addressed the historical and cultural context in which the work is inserted, the biographical data of the artist and the aesthetic influences present in the work. A brief history of the academic artistic movement in Brazil was realized, understanding its hybrid character.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1867
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons