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Título: Incidentes de segurança do paciente na atenção primária à saúde de Manaus-am
Autor(es): Aguiar, Tatiane Lima
Orientador(es): Ferreira, João Marcos Bemfica Barbosa
Palavras-chave: Saúde primária;Incidentes;segurança do paciente;Assistência
Data do documento: 29-Abr-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Segurança do paciente é definida como a redução, a um nível mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde, área que inicialmente estava ligada à monitoração da assistência hospitalar. Na atualidade, há o interesse em se investigar os incidentes de segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), cuja assistência é considerada, de forma equivocada, como muito segura. Dentre os riscos mais comuns à segurança do paciente na APS, destacam-se a incerteza diagnóstica e falhas relacionadas à maior autonomia do paciente, como uso irregular de medicamentos. Estudos internacionais indicam uma ocorrência de 2 - 3% de incidentes de segurança do paciente a cada 100 consultas, com baixa de gravidade. No Brasil, os dados são escassos, mas apontam para uma frequência similar. Este trabalho procurou identificar os incidentes de segurança do paciente na APS da cidade de Manaus-AM, através da análise das notificações de incidentes informadas por médicos em nove Unidades Básicas de Saúde, durante três meses do ano de 2018. Foram coletadas 105 notificações em um total de 34.087 atendimentos realizados no período do estudo, perfazendo um percentual de 0,3% de incidentes. A taxa de incidência foi de 3% de incidentes de segurança por 1.000 atendimentos por trimestre. Em 82% dos incidentes houve envolvimento do usuário e o percentual de dano encontrado foi de 37% (39 notificações), sendo que 33% foram classificados como incidentes com dano mínimo. Além da baixa gravidade, os incidentes caracterizaram-se por possuir altas taxas de frequência e de recorrência (62% e 87%, respectivamente). Erros administrativos foram detectadas em 51,4% dos incidentes, relacionadas principalmente a manejo de prontuários, seguidos de 23% de erros associados ao tratamento. O índice de 22% de incidentes envolvendo pacientes em sua causa aponta para a necessidade de ações de educação em saúde destinada aos usuários. É importante definir estratégias para mitigação dos incidentes de segurança do paciente específicas para a APS, tais como estabelecimento de acolhimento e ambiência adequadas, implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP), incentivo ao autocuidado apoiado e à participação em redes sociais de apoio, e implantação de conciliação medicamentosa. O estímulo à cultura de segurança na APS e a definição de eventos graves notificáveis (never events) próprios deste cenário são metas igualmente importantes.
Abstract: Patient safety is the reduction of the risk of unnecessary harm associated with healthcare to an acceptable minimum. Although the development of patient safety occurred mostly in the hospital setting, concerns about the subject are moving towards Primary Health Care (PHC) assistance, which is considered, erroneously, a very safe healthcare environment. In fact, patient safety incidents in PHC range from 2 to 3% for every 100 appointments and usually imply in low risk of harm to patients, according to the international literature. Besides, patient safety incidents in PHC are quite different from patient safety incidents that occur in hospital scenarios due to some specific characteristics of PHC assistance, such as diagnosis uncertainty and patient autonomy. In Brazil, data related to patient safety in PHC are scarce and suggest a similar prevalence of incidents compared to international data. The present study observed the occurrence of patient safety incidents in the PHC of Manaus-AM, by using a self-reporting questionnaire to collect information from doctors working in PHC, during a three-month period in 2018. The participants reported 105 patient safety incidents involving 89 patients (82%) in 34,087 PHC appointments, resulting in 0.3% incidents within the period of the study or an incidence rate of 3% of patient safety incidents per 1,000 appointments per trimester. Harm was detected in 37% of the incidents, although 33% of the adverse events were classified as minimum harm incidents. Besides low severity, patient safety incidents reported had high frequency (62% occurring twice a month or more) and high recurrence rates (87% affecting other patients). Errors in office administration were found in 54.1% of the incidents, particularly related to patient records, followed by 23% of wrong treatment decision with right diagnosis. Active patient involvement in the origin of PHC safety incidents was observed in 22% of the reports. Health education, user embracement, electronic patient record (EPR), selfcare, social networking for health and medication reconciliation are feasible strategies for the mitigation of patient safety incidents and harm in PHC. Safety culture dissemination and the definition of PHC-specific never-events are also important goals for the promotion of patient safety in this setting.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1865
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - MBT Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia

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