DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1812
Título: Os descritores de língua portuguesa e sua contribuição para as práticas de letramento no 3º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Portuguese language descriptors and their contribution to literacy practices in the 3rd year of elementary school
Autor(es): Batalha, Márcia Amorim
Orientador(es): Andreatta, Elaine Pereira
Palavras-chave: Leitura;Reading;Gêneros;Genres;Letramentos;Letters;Descritores de Língua Portuguesa;Portuguese Language Descriptors
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BATALHA, Márcia Amorim. Os descritores de língua portuguesa e sua contribuição para as práticas de letramento no 3º ano do ensino fundamental. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a capacidade dos alunos no 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, em resolver questões de gêneros como poema, tirinhas, convites e cartaz a partir dos descritores da língua portuguesa. Os objetivos específicos se apoiaram em averiguar se os alunos compreendiam os diferentes sentidos empregados nas questões propostas: interpretar se os alunos conseguem fazer inferências a partir de questões com tirinhas, cartaz, poemas e convites a partir do material gráfico e compreendendo a sua finalidade. Para a construção do referencial teórico, utilizou-se como base para a análise realizada Manguel (1997), Chartier (2011) Kleiman (1999; 2004; 2005), Antunes (2009), Solé (1998), Rojo (2009), e Soares (2004; 2010). Foi realizado um trabalho de pesquisa de campo com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da Zona centro-sul da cidade de Manaus. Empregou-se uma metodologia de trabalho quali-quantitativa a partir da análise dos dados realizada na pesquisa de campo, com aplicação de uma prova para análise quantitativa dos resultados e posterior discussão dos dados obtidos. A pesquisa permitiu reafirmar a importância da leitura de gêneros textuais na escola atrelada à perspectiva dos letramentos múltiplos, além de mostrar que mesmo os alunos tendo contato com os vários gêneros textuais, ainda possuem dificuldades em resolver questões relacionadas a eles.
Abstract: The present work aimed to analyze the ability of students in the 3rd year of elementary school, in a public school in Manaus, to solve gender issues such as poem, comic strips, invitations and posters from the descriptors of the Portuguese language. The specific objectives were based on whether the students understood the different meanings employed in the proposed questions: interpret if the students can make inferences from questions with comic strips, posters, poems and invitations from the graphic material and understanding their purpose. For the construction of the theoretical framework, we used as basis for the analysis performed Manguel (1997), Chartier (2011) Kleiman (1999; 2004; 2005), Antunes (2009), Solé (1998), Rojo (2009), and Soares (2004; 2010). Field research was carried out with elementary students in a public school in the south-central zone of Manaus. A quali-quantitative work methodology was used from the data analysis performed in the field research, with the application of a test for quantitative analysis of the results and subsequent discussion of the obtained data. The research reaffirmed the importance of reading textual genres in the school linked to the perspective of multiple literacy, and showed that even students having contact with the various textual genres still have difficulties in solving questions related to them.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1812
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons