DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatalha, Márcia Amorim-
dc.date.available2019-12-02T13:59:43Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationBATALHA, Márcia Amorim. Os descritores de língua portuguesa e sua contribuição para as práticas de letramento no 3º ano do ensino fundamental. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1812-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the ability of students in the 3rd year of elementary school, in a public school in Manaus, to solve gender issues such as poem, comic strips, invitations and posters from the descriptors of the Portuguese language. The specific objectives were based on whether the students understood the different meanings employed in the proposed questions: interpret if the students can make inferences from questions with comic strips, posters, poems and invitations from the graphic material and understanding their purpose. For the construction of the theoretical framework, we used as basis for the analysis performed Manguel (1997), Chartier (2011) Kleiman (1999; 2004; 2005), Antunes (2009), Solé (1998), Rojo (2009), and Soares (2004; 2010). Field research was carried out with elementary students in a public school in the south-central zone of Manaus. A quali-quantitative work methodology was used from the data analysis performed in the field research, with the application of a test for quantitative analysis of the results and subsequent discussion of the obtained data. The research reaffirmed the importance of reading textual genres in the school linked to the perspective of multiple literacy, and showed that even students having contact with the various textual genres still have difficulties in solving questions related to them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectGênerospt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectLetterspt_BR
dc.subjectDescritores de Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectPortuguese Language Descriptorspt_BR
dc.titleOs descritores de língua portuguesa e sua contribuição para as práticas de letramento no 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativePortuguese language descriptors and their contribution to literacy practices in the 3rd year of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-02T13:59:43Z-
dc.contributor.advisor1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jeiviane Justiniano da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6152237100558108pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Aline Cristina Oliveira das-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9564164568963385pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5981528105256685pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar a capacidade dos alunos no 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Manaus, em resolver questões de gêneros como poema, tirinhas, convites e cartaz a partir dos descritores da língua portuguesa. Os objetivos específicos se apoiaram em averiguar se os alunos compreendiam os diferentes sentidos empregados nas questões propostas: interpretar se os alunos conseguem fazer inferências a partir de questões com tirinhas, cartaz, poemas e convites a partir do material gráfico e compreendendo a sua finalidade. Para a construção do referencial teórico, utilizou-se como base para a análise realizada Manguel (1997), Chartier (2011) Kleiman (1999; 2004; 2005), Antunes (2009), Solé (1998), Rojo (2009), e Soares (2004; 2010). Foi realizado um trabalho de pesquisa de campo com alunos do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública de ensino da Zona centro-sul da cidade de Manaus. Empregou-se uma metodologia de trabalho quali-quantitativa a partir da análise dos dados realizada na pesquisa de campo, com aplicação de uma prova para análise quantitativa dos resultados e posterior discussão dos dados obtidos. A pesquisa permitiu reafirmar a importância da leitura de gêneros textuais na escola atrelada à perspectiva dos letramentos múltiplos, além de mostrar que mesmo os alunos tendo contato com os vários gêneros textuais, ainda possuem dificuldades em resolver questões relacionadas a eles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009 (Estratégias de Ensino; 10). BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. São Paulo, Cortez Editora, 1998, 2 ed. BRASIL, Inep. 2016. Matrizes de Língua Portuguesa da 5° ano do Ensino Fundamental . Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/saeb/aneb-e-anresc>. Acesso em: 20 de setembro de 2018. BRASIL, Inep. Matrizes de Referência. 2017 Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/matrizes-de-referencia>. Acesso: 27 de setembro de 2018. BRASIL, Inep. Provinha Brasil, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/guest/provinha-brasil>. Acesso em: 01 de outubro de 2018. BRASIL, Inep. SAEB, 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>. Acesso 04 de outubro de 2018. BRASIL, Inep. Sobre a ANA, 2015. Disponível: < http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/sobre-a-ana>. Acesso em: 01 de outubro de 2018. BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB : ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília : MEC, SEB; Inep, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf>. Acesso em 04 de outubro de 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, 2011. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9275-prova-brasil-instrumentos-avaliativos-pdf&category_slug=outubro-2011-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 de outubro de 2018. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. v. 2. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. BREVES, Núbia do Socorro Pinto; MONTECONRADO, Glenda Martins; ROCHA, Santana Elvira Amaral da. Avaliação de Desempenho do Estudante na rede pública municipal de ensino de Manaus: Estratégias para tomada de decisões. Artigo apresentado no Congresso Nacional de Avaliação em Educação – IV CONAVE/2016. Tema da edição: “Avaliação e Currículo: relações e especificidades”. ISBN: 978 -85-8426-019-5 CASTRO, Ana Emília. Educação Integral. Disponível em: <http://porvir.org/a-educacao-integral-deixa-escola-mais-humana/>. Acesso em: 26 de maio de 2018. CHARTIER, Roger; uma iniciativa de PAIRE, Alain; tradução de NASCIMENTO, Cristiane; introdução de PÉCORA, Alcir. Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2011, 5ª. Ed. DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1986. FERREIRA, Naura S. Carapeto (org.). Gestão Democrática da Educação: Atuais tendências, novos desafios . 5. ed. São Paulo, Cortez, 2006. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa 5ª. Ed. São Paulo: atlas, 2010. GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001. HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque de. Monografia. I n: ______. Novo Dicionário Aurélio. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. KLEIMAN, Angela B. Introdução: o que é letramento. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. (org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1995. ______.; MORAES, Silvia E. Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo Redes nos Projetos da Escola. Campinas: Mercado das Letras, 1999. ______. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da Leitura.9 ed. Campinas, SP: Pontes, 2004. ______. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas UNICAMP/MEC, 2005. MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das letras,1997. MARCONI, M., LAKATOS, E. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1996. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos; 74). MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: Teoria, Método e Criatividade. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1994. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tania M. K. Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. SEMED, Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Proposta Pedagógica Anos iniciais: blocos pedagógicos, 2014. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. _______. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Vol.23, n. 81, p.143-160, dez. 2002. _______. Letramento: um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. _______. Alfabetização E Letramento: Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio, n. 29, fevereiro de 2004. _______. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. _______. Letramento: um tema em três gêneros. 4ª Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre, Artmed, 1998, 6. ed. WIKIPEDIA. Escola da Ponte, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte>. Acesso em: 11 de novembro de 2018. ZILMERMAN, Regina; RÖSING, Tânia M. K. Escola e Leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons