DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1807
Título: Entre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formação
Título(s) alternativo(s): Between the life stories of youth and adult education students and the training path of a teacher in formation
Autor(es): Martins, Selma Jéssica dos Santos
Orientador(es): Oliveira, Caroline Barroncas de
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Youth and Adult Education;Experiências;Experiences;Histórias de vida;Life Stories
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MARTINS, Selma. Entre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formação. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como propósito conhecer quem são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Manaus, utilizando de suas próprias narrativas através de suas histórias de vida e o meu percurso de professora em formação. A pesquisa partiu da identificação dos elementos que caracterizam o processo educacional dos alunos, interpretando esses elementos e relacionando-os com a história de vida da futura professora-pesquisadora. Foi utilizado a entrevista narrativa para a coleta de dados dos quatro sujeitos da pesquisa por permitir que eles pudessem reconstruir suas trajetórias até chegarem a EJA, a partir de uma narrativa livre que não possui um caráter interrogativo e sim a solicitação que narrem as suas histórias de vida. A partir da descrição de cada uma das entrevistas foi percebido que apesar de terem percorrido caminhos diferentes para chegarem a EJA, havia similaridades em suas histórias que se cruzaram com os referenciais teóricos a fim de conhecer mais profundamente os alunos da EJA através de suas próprias narrativas.
Abstract: This work aims to know who are the students of the Education of Young and Adults of a municipal school in Manaus, using their own narratives through their life stories and the course of the teacher in formation. Identifying the elements that characterize the educational process of the students, interpreting these elements and relating them to the life history of the future teacher-researcher. The narrative interview was used to collect the data of the four subjects of the research for allowing them to reconstruct their trajectories until they reach Eja, from a free narrative that does not have an interrogative character, but the request that tell their stories of life. From the description of each of the interviews it was noticed that although they had traveled different ways to reach Eja, there were similarities in their histories that crossed themselves with the theoretical references in order to know more deeply the students of the Eja from their own narratives.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1807
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons