DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Selma Jéssica dos Santos-
dc.date.available2019-11-21T15:04:27Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationMARTINS, Selma. Entre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formação. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1807-
dc.description.abstractThis work aims to know who are the students of the Education of Young and Adults of a municipal school in Manaus, using their own narratives through their life stories and the course of the teacher in formation. Identifying the elements that characterize the educational process of the students, interpreting these elements and relating them to the life history of the future teacher-researcher. The narrative interview was used to collect the data of the four subjects of the research for allowing them to reconstruct their trajectories until they reach Eja, from a free narrative that does not have an interrogative character, but the request that tell their stories of life. From the description of each of the interviews it was noticed that although they had traveled different ways to reach Eja, there were similarities in their histories that crossed themselves with the theoretical references in order to know more deeply the students of the Eja from their own narratives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectHistórias de vidapt_BR
dc.subjectLife Storiespt_BR
dc.titleEntre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formaçãopt_BR
dc.title.alternativeBetween the life stories of youth and adult education students and the training path of a teacher in formationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T15:04:27Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Caroline Barroncas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7898558694581023pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como propósito conhecer quem são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Manaus, utilizando de suas próprias narrativas através de suas histórias de vida e o meu percurso de professora em formação. A pesquisa partiu da identificação dos elementos que caracterizam o processo educacional dos alunos, interpretando esses elementos e relacionando-os com a história de vida da futura professora-pesquisadora. Foi utilizado a entrevista narrativa para a coleta de dados dos quatro sujeitos da pesquisa por permitir que eles pudessem reconstruir suas trajetórias até chegarem a EJA, a partir de uma narrativa livre que não possui um caráter interrogativo e sim a solicitação que narrem as suas histórias de vida. A partir da descrição de cada uma das entrevistas foi percebido que apesar de terem percorrido caminhos diferentes para chegarem a EJA, havia similaridades em suas histórias que se cruzaram com os referenciais teóricos a fim de conhecer mais profundamente os alunos da EJA através de suas próprias narrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, M. G. Educação e exclusão da cidadania In: BUFFA, Ester. Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993. BANNEL, R. Ings. Formação discursiva do professor e a (re) construção crítica do saber pedagógico, In. Movimento: revista da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense nº. 4 Niterói, Set. 2001. BRASIL, Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular -1º segmento /— São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001. CITTADIN, Diego, BADALOTTI, Greisse Moser. Eja e mulheres: os motivos e objetivos do retorno das mulheres à escola na eja unidade de Urussanga-SC. Disponível em: https://caco.ifsc.edu.br/arquivos/proeja/artigos_especializa%c3%87%c3%83o_proeja_ead/diego%20cittadin.pdf. Acesso em: 02 Nov. 2018. CARDOSO, Marielle da Silva. Autoestima e aprendizagem na educação de jovens e adultos. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/autoestima-e-aprendizagem-na-educacao-de-jovens-e-adultos/97095/. Acesso em: 26 Nov. 2018. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000. COSTA, Dora Henrique; CALVÃO, Lea. Trabalho Infantil. Rio de Janeiro , DP&A, 2005. CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ. vol. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997 FASHEH, Munir. Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos? Tradução de Timothy Ireland. Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Educação. Revista Brasileira de Educação nº 26, p. 157-169. São Paulo. ANPED FERREIRA, Maria da Conceição Monteiro. Aceleração da aprendizagem para jovens e adultos: um olhar sobre o projeto tempo de acelerar em Manaus. 128 f. Tese de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Amazonas, 2011. FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez editora, 2006 FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; São Paulo: Cortez e Moraes, 1980. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. 4ª ed., São Paulo: Moraes, 1980. GONÇALVES, Rita de Cássia Pacheco. Processos pedagógicos para permanência e êxito. Florianópolis : IFSC, 2014. GUIDELLI, Rosângela Cristina. A prática pedagógica do professor do ensino básico de jovens e adultos: desacertos, tentativas, acertos. Dissertação de Mestrado. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 1996. GOMES, Monica Araújo, PEREIRA, Maria Lúcia Duarte. Família em situação de vulnerabilidade social: uma questão de políticas públicas. Revista: Ciência & Saúde Coletiva, 10 (2) 357-363,2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v10n2/a13v10n2. Acesso em: 26 Nov. 2018. LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. MAFFESOLI, M. LEÃO, G. M.P. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v32n1/a03v32n1. Acesso em: 26 Nov. 2018. LEITE, Patrícia Bohrer Pereira. Poemar: reflexões sobre a transmissão das narrativas literárias entre gerações. Ide (São Paulo), São Paulo , v. 34, n. 53, p. 43-55, dez. 2011 Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101 31062011000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso: 26 Nov. 2018. LOPES, S.; SOUZA, L. S. EJA: uma educação possível ou mera utopia?. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), São Paulo, v. 5, 2005. Disponível em: <http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf >. Acesso: 26 Nov. 2018. MENEZES, Anco Marcos da Silva. A entrevista narrativa como técnica de coleta de dados: contribuições metodológicas para uma pesquisa de mestrado em andamento. 8 f. Tese de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso, 2016. MUYLAERT, et al. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista Esc Enferm USP 2014; 48(Esp2):193-199. OLIVEIRA, Flavia da Silva Pereira Albuquerque. Análise de uma narrativa tipicamente laboviana e do processo de construção de identidade da narradora. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/linguistica/textos/livro08/LTAA8_a35.pdf. Acesso em: 26 Nov. 2018 OLIVEIRA, M. C. Metamorfose na construção do alfabetizando pessoa. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS. 1996. Disponível em: www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/download/854/608+&cd=1&hl= pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: : 26 Nov. 2018. PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 11° Edição. São Paulo. Cortez, 2000. QUEIROZ, Lucicleide Domingos. Um estudo sobre a evasão escolar: para se pensar na inclusão escolar.. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/371595561/um-estudo-sobre-a-evasao-escolar-para-pensar-na-evasao-escolar-pdf. Acessado em 22 Nov. 2018. PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011 RIEGER, M. JESUS, I. A. Educação de Jovens e Adultos: o retorno das mulheres à escola. Revista Eventos Pedagógicos v.2, n.2, p. 161–170, Ago./Dez.2011. Disponível: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/412/242. Acesso em: 26 Nov. 2018. SOUZA, E. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação Em Questão, 25(11), 22-39. 2006. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285. Acesso em: 26 Nov. 2018. SCHÜTZE, Fritz Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 210-222 VÓVIO, Cláudia Lemos. Viver, aprender: educação de Jovens e Adultos (Livro 1) São Paulo: Ação Educativa; Brasília: MEC, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação de adultospt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons