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Título: A Contação de histórias e sua contribuição para o desenvolvimento psicossocial da criança na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Storytelling and its contribution to the psychosocial development of children in early childhood education
Autor(es): Siqueira, Sâmea Vasques
Orientador(es): Nascimento, Maria Evany do
Palavras-chave: Contação de histórias;Storytelling;Desenvolvimento Psicossocial;Psychosocial development;Educação Infantil;Child education
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SIQUEIRA, Sâmea Vasques. A Contação de histórias e sua contribuição para o desenvolvimento psicossocial da criança na educação infantil. 2018, 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender quais as contribuições do ato de contar histórias para o desenvolvimento psicossocial da criança, e mais especificamente tem como intuito apresentar o processo de desenvolvimento psicossocial da criança por meio da contação de histórias, considerando referencial teórico pertinente; descrevendo recursos e estratégias metodológicas apropriados para o ato de contar histórias, destacando as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado; e discutindo as contribuições do ato de contar histórias para o desenvolvimento psicossocial da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica e fenomenológica, recorrendo-se também à abordagem de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, registros do caderno de campo utilizado nas atividades do plano de ação pedagógico e Estágio Supervisionado I. Além disso, utilizou-se a entrevista não diretiva com a professora do Pré-escolar I da Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram a professora regente e as crianças de sua turma, com observações e práticas com contação de histórias nos anos de 2016 e 2017. A pesquisa foi realizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus-Amazonas, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). Como resultado das interpretações identificou-se o quanto os recursos e intenções utilizados na contação podem contribuir para a interação social das crianças, assim como para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Evidenciou-se a necessidade de contação de histórias com a utilização de recursos que contribuem para o desenvolvimento psicossocial da criança, levando em consideração sua faixa etária e especificidades, bem como o empenho do professor em vista desta prática. A pesquisa pretende contribuir para os estudos dos profissionais atuantes na Educação Infantil da rede pública de ensino, bem como para comunidade acadêmica na área da educação e demais interessados sobre o tema.
Abstract: The purpose of this research is to understand the contributions of storytelling to the psychosocial development of the child and, more specifically, to present the child's psychosocial development process by means of storytelling, considering the pertinent theoretical framework; describe appropriate methodological resources and strategies for storytelling, highlighting the experiences of the Supervised Internship; and discuss the contributions of storytelling to the child's psychosocial development in Early Childhood Education. The methodology used in the research was bibliographical and phenomenological, also using a qualitative approach. The data collection instruments were the participant observation, records of the field book used in the activities of the pedagogical action plan and Supervised Stage I. In addition, the non-directive interview was used with the pre-school teacher I in Early Childhood Education. The research subjects were the regent teacher and the children of her class, with observations and practices with storytelling in the years 2016 and 2017. The research was conducted in the Center-South Zone of the city of Manaus-Amazonas, in a CMEI (Municipal Center for Early Childhood Education). As a result of the interpretations, it was identified how much the resourses and intentions used in the counting can contribute to the social interaction of the children, as well as to their emotional and cognitive development. It was evidenced the need for storytelling with the use of resources that contribute to the psychosocial development of the child, taking into account their age group and specificities, as well as the commitment of the teacher in view of this practice. The research aims to contribute to the studies of professionals working in the Early Childhood Education of the public school, as well as to the academic community in the area of education and other stakeholders on the subject.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1805
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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