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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiqueira, Sâmea Vasques-
dc.date.available2019-11-21T15:00:10Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Sâmea Vasques. A Contação de histórias e sua contribuição para o desenvolvimento psicossocial da criança na educação infantil. 2018, 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1805-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to understand the contributions of storytelling to the psychosocial development of the child and, more specifically, to present the child's psychosocial development process by means of storytelling, considering the pertinent theoretical framework; describe appropriate methodological resources and strategies for storytelling, highlighting the experiences of the Supervised Internship; and discuss the contributions of storytelling to the child's psychosocial development in Early Childhood Education. The methodology used in the research was bibliographical and phenomenological, also using a qualitative approach. The data collection instruments were the participant observation, records of the field book used in the activities of the pedagogical action plan and Supervised Stage I. In addition, the non-directive interview was used with the pre-school teacher I in Early Childhood Education. The research subjects were the regent teacher and the children of her class, with observations and practices with storytelling in the years 2016 and 2017. The research was conducted in the Center-South Zone of the city of Manaus-Amazonas, in a CMEI (Municipal Center for Early Childhood Education). As a result of the interpretations, it was identified how much the resourses and intentions used in the counting can contribute to the social interaction of the children, as well as to their emotional and cognitive development. It was evidenced the need for storytelling with the use of resources that contribute to the psychosocial development of the child, taking into account their age group and specificities, as well as the commitment of the teacher in view of this practice. The research aims to contribute to the studies of professionals working in the Early Childhood Education of the public school, as well as to the academic community in the area of education and other stakeholders on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Psicossocialpt_BR
dc.subjectPsychosocial developmentpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.titleA Contação de histórias e sua contribuição para o desenvolvimento psicossocial da criança na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeStorytelling and its contribution to the psychosocial development of children in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T15:00:10Z-
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Evany do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578488589056350pt_BR
dc.contributor.referee1Andreatta, Elaine Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237395097967610pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9482941857252347pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender quais as contribuições do ato de contar histórias para o desenvolvimento psicossocial da criança, e mais especificamente tem como intuito apresentar o processo de desenvolvimento psicossocial da criança por meio da contação de histórias, considerando referencial teórico pertinente; descrevendo recursos e estratégias metodológicas apropriados para o ato de contar histórias, destacando as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado; e discutindo as contribuições do ato de contar histórias para o desenvolvimento psicossocial da criança na Educação Infantil. A metodologia utilizada na pesquisa foi bibliográfica e fenomenológica, recorrendo-se também à abordagem de natureza qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, registros do caderno de campo utilizado nas atividades do plano de ação pedagógico e Estágio Supervisionado I. Além disso, utilizou-se a entrevista não diretiva com a professora do Pré-escolar I da Educação Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram a professora regente e as crianças de sua turma, com observações e práticas com contação de histórias nos anos de 2016 e 2017. A pesquisa foi realizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus-Amazonas, em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). Como resultado das interpretações identificou-se o quanto os recursos e intenções utilizados na contação podem contribuir para a interação social das crianças, assim como para o seu desenvolvimento emocional e cognitivo. Evidenciou-se a necessidade de contação de histórias com a utilização de recursos que contribuem para o desenvolvimento psicossocial da criança, levando em consideração sua faixa etária e especificidades, bem como o empenho do professor em vista desta prática. A pesquisa pretende contribuir para os estudos dos profissionais atuantes na Educação Infantil da rede pública de ensino, bem como para comunidade acadêmica na área da educação e demais interessados sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989. BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC, 1998. Volume 1. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto Brasília: MEC, 1998. Volume 2. DOHME, Vânia D’ Ângelo. Técnicas de Contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e obter sucesso na apresentação de uma história. São Paulo: Informal Editora, 2010. GOMES, Lenice; MORAES, Fabiano. A arte de encantar: O contador de histórias contemporâneo e seus olhares. II: Tati Móes. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 79-95. GRAY, David E. Pesquisa no mundo real. Tradução: Roberto Cataldo Costa; revisão técnica: Dirceu da Silva. – 2.ed.- Porto Alegre: Penso, 2012. 488 p. 25. MUNDURUKU, Daniel. Literatura infantil. Callis editora, 2009. (6m10s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aEdGxYVXXFE. Acesso em: 20 de agosto de 2018. NASCIMENTO, Maria Evany do; OLIVEIRA, Valdemir. Literatura Infantojuvenil. Universidade do Estado do Amazonas, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Curso de Letras Mediado por Tecnologia. Editora UEA, 2017. NASCIMENTO, Maria Evany do; OLIVEIRA, Valdemir. Metodologia do estudo e do trabalho. Manaus: UEA Edições, 2016. OS MORANGUITOS. Confusão na cidade dos números. 2011. Disponível em: http://turmadosmoranguitos.blogs.sapo.pt/196409.html. Acesso em: 18 de maio de 2017. PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. 17ª ed. Ática. São Paulo, SP. 2008. PROCESSOCOM. A importância de Griôs na socialização de saberes e de fazeres da cultura. 2016. Disponível em: http://www.processocom.org/2016/06/01/aimportancia- de-grios-na-socializacao-de-saberes-e-de-fazeres-da-cultura/. Acesso em: 15 de agosto de 2018. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013 QUINTAL DA CULTURA. A galinha Preta. 2012. (11m28s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s8nMVhi6vYc. Acesso em: 1 de maio de 2016. REVISTA BARBANTE. O mundo da contação de histórias. Ano I - no 01 1 de fevereiro de 2012. SEBER, Maria da Glória. Psicologia do pré-escolar: uma visão construtivista/ Maria da Glória Seber, Vera Lúcia Freire de Freitas Luís (colaboradora). - São Paulo: Moderna, 1995. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva, 1928. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação / Augusto Nibaldo Silva Triviños. - São Paulo: Atlas, 1987. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. PROFORMAR. Psicologia da Educação 1. 3. ed. Manaus :UEA/ PROFORMAR, 2005. 56p. VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Penha Villalobos. - São Paulo: Ícone, 2006. (pp. 39 – 103). VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem (1896-1934). Edição Ridendo Castigat Mores. Versão para eBook eBooksBrasil.org. Setembro 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-escolarpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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