DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1803
Título: Avaliação da aprendizagem e a formação integral do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas
Título(s) alternativo(s): Assessment of learning and the integral formation of the student of the early years of elementary school: challenges and perspectives
Autor(es): Souza, Ray Ely Nobre e
Orientador(es): Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Learning assessment;Formação integral;Integral training;Papel do professor;Teacher role
Data do documento: 3-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUZA, Ray Nobre e. Avaliação da aprendizagem e a formação integral do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco central compreender os desafios e perspectivas da avaliação no processo de ensino-aprendizagem além de uma escala numérica ou conceitual, enfatizando a formação integral dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De modo particular, objetivou-se analisar a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral; identificar o papel do professor no ato de avaliar e; definir possíveis desafios e perspectivas da avaliação na formação integral do aluno. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Fenomenologia, recorrendo-se também a uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, além dos registros do caderno de campo utilizados nas atividades dos Estágios Supervisionados. Utilizou-se de entrevista semiestruturada com cinco professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e cinco alunos dos mesmos anos. No primeiro momento, a amostra foi uma turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental observada durante o Estágio Supervisionado III e no segundo momento, os professores e alunos que participaram da entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus – AM, em uma Escola da Rede Municipal. Como resultado das interpretações identificou-se que a avaliação consiste na facilitação do processo de ensino-aprendizagem, sendo desenvolvida cooperativamente por todos os participantes do processo educacional e o papel do professor é de respeitar o nível de aprendizagem do indivíduo, entendendo que o ser humano é um ser em permanente desenvolvimento. A pesquisa pretende contribuir com o debate sobre o tema, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no âmbito das Escolas de Educação Básica, visando compreender a avaliação no processo ensino-aprendizagem como um instrumento de desenvolvimento integral do indivíduo.
Abstract: The main focus of this research is to understand the challenges and perspectives of evaluation in the teaching-learning process, in addition to a numerical or conceptual scale, emphasizing the integral formation of the Elementary School students. In particular, the objective was to analyze the importance of evaluation in the teaching-learning process and in the integral formation; identify the role of the teacher in the act of evaluating and; define possible challenges and perspectives of evaluation in the integral formation of the student. The methodology used in the research was Phenomenology, also using a qualitative approach. The instruments of data collection were the participant observation and the semi-structured interview, besides the records of the field notebook used in the activities of the Supervised Internships. We used a semi-structured interview with five teachers from the 1st to the 5th year of elementary school and five students from the same years. In the first moment, the sample was a group of the 3rd year of the Initial Years of Elementary School observed during the Supervised Internship III and in the second moment, the teachers and students who participated in the semistructured interview. The research was conducted in the Center-South Zone of the city of Manaus - AM, in a School of the Municipal Network. As a result of the interpretations, it was identified that the evaluation consists of facilitating the teaching-learning process, being developed cooperatively by all participants in the educational process and the role of the teacher is to respect the level of learning of the individual, understanding that the human being is a being in permanent development. The research intends to contribute to the debate on the subject, in the courses of Degree in Pedagogy and in the scope of the Schools of Basic Education, aiming to understand the evaluation in the teaching-learning process as an instrument of integral development of the individual.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1803
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons