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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ray Ely Nobre e-
dc.date.available2019-11-21T14:56:10Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationSOUZA, Ray Nobre e. Avaliação da aprendizagem e a formação integral do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1803-
dc.description.abstractThe main focus of this research is to understand the challenges and perspectives of evaluation in the teaching-learning process, in addition to a numerical or conceptual scale, emphasizing the integral formation of the Elementary School students. In particular, the objective was to analyze the importance of evaluation in the teaching-learning process and in the integral formation; identify the role of the teacher in the act of evaluating and; define possible challenges and perspectives of evaluation in the integral formation of the student. The methodology used in the research was Phenomenology, also using a qualitative approach. The instruments of data collection were the participant observation and the semi-structured interview, besides the records of the field notebook used in the activities of the Supervised Internships. We used a semi-structured interview with five teachers from the 1st to the 5th year of elementary school and five students from the same years. In the first moment, the sample was a group of the 3rd year of the Initial Years of Elementary School observed during the Supervised Internship III and in the second moment, the teachers and students who participated in the semistructured interview. The research was conducted in the Center-South Zone of the city of Manaus - AM, in a School of the Municipal Network. As a result of the interpretations, it was identified that the evaluation consists of facilitating the teaching-learning process, being developed cooperatively by all participants in the educational process and the role of the teacher is to respect the level of learning of the individual, understanding that the human being is a being in permanent development. The research intends to contribute to the debate on the subject, in the courses of Degree in Pedagogy and in the scope of the Schools of Basic Education, aiming to understand the evaluation in the teaching-learning process as an instrument of integral development of the individual.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.subjectIntegral trainingpt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectTeacher rolept_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem e a formação integral do aluno dos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e perspectivaspt_BR
dc.title.alternativeAssessment of learning and the integral formation of the student of the early years of elementary school: challenges and perspectivespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-21T14:56:10Z-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482600740372808pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cristina Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7160553382993953pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2501447343115486pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco central compreender os desafios e perspectivas da avaliação no processo de ensino-aprendizagem além de uma escala numérica ou conceitual, enfatizando a formação integral dos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. De modo particular, objetivou-se analisar a importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem e na formação integral; identificar o papel do professor no ato de avaliar e; definir possíveis desafios e perspectivas da avaliação na formação integral do aluno. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Fenomenologia, recorrendo-se também a uma abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada, além dos registros do caderno de campo utilizados nas atividades dos Estágios Supervisionados. Utilizou-se de entrevista semiestruturada com cinco professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e cinco alunos dos mesmos anos. No primeiro momento, a amostra foi uma turma do 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental observada durante o Estágio Supervisionado III e no segundo momento, os professores e alunos que participaram da entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada na Zona Centro-Sul da cidade de Manaus – AM, em uma Escola da Rede Municipal. Como resultado das interpretações identificou-se que a avaliação consiste na facilitação do processo de ensino-aprendizagem, sendo desenvolvida cooperativamente por todos os participantes do processo educacional e o papel do professor é de respeitar o nível de aprendizagem do indivíduo, entendendo que o ser humano é um ser em permanente desenvolvimento. A pesquisa pretende contribuir com o debate sobre o tema, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no âmbito das Escolas de Educação Básica, visando compreender a avaliação no processo ensino-aprendizagem como um instrumento de desenvolvimento integral do indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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