DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPeixoto, Jade Cristina Corrêa-
dc.date.available2019-11-19T15:43:51Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Jade Cristina Corrêa. Ser criança e viver a infância na escola de educação infantil à luz de Merleau-Ponty. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1798-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to understand how school activities are articulated and those of a playful nature, articulating the two dimensions of being in the teaching / learning process, considering the idea of being a child to have childhood as an expression of corporality. In the light of Merleau-Ponty's phenomenology, it is sought to understand how the school experiences of teaching, learning and knowledge construction by children are simultaneously articulated to the idea that they are also childhood beings involved in everyday school life, whose experiences of being in the world they confront or dialogue with those of pedagogical actions. The study developed from a phenomenological approach that highlights the process of describing the everyday life as a resource for the realization of an approximation of knowledge relative to a being in the world, which recognizes in the act of making the child an expression of its existence . Merleau-Ponty's "being-in-the-world" is a being in the world that is presented by the adult, but can only be apprehended from the child's own body that carries existences of corporality, otherness, linguistics, temporality, spatiality, guilt and worldliness. The research sought to know these existentials in the school context, so as to know how the school offers spaces for children to live their childhoods, what structural artifacts and recreational resources have and how the existential ones of being a child are present in daily life. In the two schools of early childhood education, locus of this research, it was verified being a child and living the childhood in different contexts and experiences; a school was more focused on the cognitive dimension, with few moments of pedagogical actions destined to play, but nevertheless, the children created their games in opportune moments and the other school was more present the respect for the existential of the child as being- world. With this, it is demonstrated that to think the child by the idea of its existential scopes allows the approximation of its world.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.titleSer criança e viver a infância na escola de educação infantil à luz de Merleau-Pontypt_BR
dc.title.alternativeBeing a child and living childhood in the early childhood school in light of Merleau-Pontypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T15:43:51Z-
dc.contributor.advisor1Aguiar, José Vicente de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9130080603912569pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.contributor.referee2Lobo, Huanderson Barroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178312159787010pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8630304175468179pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como propósito conhecer como se relacionam as atividades escolares de ensino e as de natureza lúdicas, articulando as duas dimensões do ser em processo de ensino/aprendizagem, considerando a ideia de ser criança a de ter infância como expressão de corporalidade. À luz da fenomenologia de Merleau-Ponty, busca-se compreender como as experiências escolares de ensino, aprendizagem e construção do conhecimento pelas crianças estão articuladas simultaneamente à ideia de que são também seres de infância envolvidas no cotidiano escolar, cujas experiências de ser no mundo confrontam-se ou dialogam com as das ações pedagógicas. O estudo se desenvolveu a partir de uma abordagem fenomenológica que destaca o processo de descrição da cotidianidade da vida como recurso para a realização de uma aproximação do conhecimento relativo a um estar no mundo, que reconhece no ato de fazer da criança uma expressão de sua existência. O “ser-no-mundo” para Merleau-Ponty é um estar no mundo que é apresentado pelo adulto, mas só pode ser apreendido a partir do próprio corpo da criança que carrega existenciais de corporalidade, outridade, linguisticidade, temporalidade, espacialidade, culpabilidade e mundaneidade. A pesquisa procurou conhecer esses existenciais no âmbito escolar, de modo a saber como a escola oferece espaços para as crianças viverem suas infâncias, quais artefatos estruturais e recursos lúdicos dispõem e como os existenciais do ser criança se fazem presentes no cotidiano. Nas duas escolas de educação infantil, lócus dessa pesquisa, constatou-se o ser criança e o viver a infância em contextos e experiências diferenciadas; uma escola estava mais voltada à dimensão cognitiva, com poucos momentos de ações pedagógicas destinadas ao brincar, mas, apesar disso, as crianças criavam suas brincadeiras em momentos oportunos e na outra escola era mais presente o respeito pelos existenciais da criança como ser-no-mundo. Com isso, demonstra-se que pensar a criança pela ideia dos seus âmbitos existenciais nos faz aproximar do seu mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular/ Ministério da Educação. Brasília: 2017. BRASIL. [Constituição (1988)] Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível in: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2018. BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009. CHAUÍ, Marilena. Merleau-Ponty Editado (vídeo). Publicado em 22 de maio de 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=dUiI5VWF7m8 > Acesso em: 20 agosto de 2015 CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell ; tradução Magda Lopes ; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. – 3ª ed. – Porto Alegre: Artmed, 2010. COSTELLA, Antonio F. Para apreciar a arte: roteiro didático. 3ª edição. Editora Senac: São Paulo, 1997. FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. JAVEAU, Claude. Criança, infância(s), crianças: que objetivo dar a uma ciência social da infância? – Educ. Soc., Campinas, vol. 91. 2005. LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986 MACHADO, Marina Marcondes. A flor da Vida: sementeira para a fenomenologia da pequena infância. 2007. PUC: São Paulo. Disponível in: http://livros01.livrosgratis.com.br/cp030954.pdf. Acesso em 22 de maio de 2017. MASINI, Elcie F. Salzano. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 8ª ed. – São Paulo: Cortez, 2002. MERLEAU-PONTY, Maurice. Psicologia e Pedagogia da Criança. São Paulo. Martins Fontes. 1ª edição. 2006 MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes. 1999 NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corpo, percepção e conhecimento em Merleau-Ponty. Estud. psicol. (Natal) vol.13 no.2 Natal May/Aug. 2008 PERIUS, Cristiano. A Definição Da Fenomenologia: Merleau-Ponty Leitor De Husserl. Trans/ Form/ Ação, Marília, v.35, n. 1, p. 137-146,Jan./Abril, 2012 PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Álvaro Cabral – 4ª edição [reimpr.]. Rio de Janeiro: LTC, 2014 PIAGET, Jean. Epistemologia genética. Tradução Álvaro Cabral – 3ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2007. PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1976. TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini e FILHO, Cláudio Bertolli. Possíveis contribuições metodológicas da Fenomenologia de Merleau-Ponty às pesquisas em Educação em Ciências. São Paulo: Editora UNESP, 2010. VYGOTSKY, L. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ser criança e viver a infância na escola de educação infantil à luz de Merleau-Ponty.pdf893,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons