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Título: Concepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedade
Título(s) alternativo(s): Pedagogical conceptions of SEMED elementary school teachers from the perspective of the CTS - Science, Technology, Society approach
Autor(es): Sousa, Maria José Pereira de
Orientador(es): Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de
Palavras-chave: Ciência - Tecnologia - Sociedade;Science - Technology - Society;Formação do Professor;Teacher training;Temas transversais;Transverse themes
Data do documento: 11-Jul-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUSA, Maria José Pereira de. Concepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedade. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem principal objetivo investigar o conhecimento dos professores de formação da SEMED em relação a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade), destacando a importância da formação do professor, bem como verificar as concepções e dificuldades da aplicação da abordagem em sala de aula pelos professores pesquisados. Adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, na perspectiva fenomenológica, subsidiada pelo referencial teórico-metodológico sobre os aspectos histórico-social e didático acerca das relações existentes entre a formação do professor do ensino fundamental com a concepção da abordagem CTS, tendo como sujeito os quarenta e dois professores do ensino fundamental I do projeto de formação continuada da SEMED. Na fundamentação teórica, priorizamos a formação docente com a tendência construtivista de Piaget e a abordagem CTS no contexto educacional. Procedemos a análise dos dados coletados em questionários mistos com os professores, buscando informações acerca da forma de utilização de instrumento facilitador da aplicação da abordagem CTS em sala de aula e quais os obstáculos enfrentados por esses profissionais na implementação dessa abordagem. Verificamos que os professores recebem formação continuada e conhecem a abordagem CTS, pois já é prevista no planejamento escolar, sendo que a maior dificuldades enfrentadas pela maioria dos professores é a interação entre a teoria com a pratica e falta de apoio material e estrutural condizente com a realidade das escolas. Nas considerações finais analisamos o processo de formação do professor, apontando propostas como alternativas de formação vinculada a realidade da escola, espaços de trocas e produção de novos sabes e apoio para uma formação de qualidade e eficiência. Desta forma o movimento CTS inserido no processo de ensino, pode formar cidadãos com uma visão socialmente referenciada em relação a ciência, a tecnologia e a sociedade, capazes de se posicionar diante dos problemas na busca de soluções.
Abstract: The present work has as main objective to investigate the knowledge of SEMED training teachers regarding the CTS (Science, Technology, Society) approach, highlighting the importance of teacher education, as well as to verify the conceptions and difficulties of the application of the classroom approach. class by the teachers surveyed. We adopted a methodology of qualitative-quantitative approach, in the phenomenological perspective, subsidized by the theoretical-methodological framework about the historical-social and didactic aspects about the relations between the formation of the elementary school teacher with the conception of the CTS approach, having as subject the Forty-two elementary school teachers from the SEMED continuing education project. In the theoretical foundation, we prioritize teacher education with Piaget's constructivist tendency and the CTS approach in the educational context. We proceeded to analyze the data collected in mixed questionnaires with the teachers, seeking information about how to use a facilitating instrument to apply the CTS approach in the classroom and what are the obstacles faced by these professionals in the implementation of this approach. We found that teachers receive continuing education and know the CTS approach, as it is already foreseen in school planning, and the biggest difficulties faced by most teachers is the interaction between theory and practice and lack of material and structural support consistent with reality of schools. In the final considerations we analyze the process of teacher formation, pointing out proposals as alternatives of formation linked to the reality of the school, spaces of exchange and production of new knowledge and support for a formation of quality and efficiency. In this way the CTS movement inserted in the teaching process, can form citizens with a socially referenced vision in relation to science, technology and society, able to position themselves in front of problems in search of solutions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1768
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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