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dc.contributor.authorSousa, Maria José Pereira de-
dc.date.available2019-10-22T18:02:48Z-
dc.date.issued2017-07-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria José Pereira de. Concepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedade. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1768-
dc.description.abstractThe present work has as main objective to investigate the knowledge of SEMED training teachers regarding the CTS (Science, Technology, Society) approach, highlighting the importance of teacher education, as well as to verify the conceptions and difficulties of the application of the classroom approach. class by the teachers surveyed. We adopted a methodology of qualitative-quantitative approach, in the phenomenological perspective, subsidized by the theoretical-methodological framework about the historical-social and didactic aspects about the relations between the formation of the elementary school teacher with the conception of the CTS approach, having as subject the Forty-two elementary school teachers from the SEMED continuing education project. In the theoretical foundation, we prioritize teacher education with Piaget's constructivist tendency and the CTS approach in the educational context. We proceeded to analyze the data collected in mixed questionnaires with the teachers, seeking information about how to use a facilitating instrument to apply the CTS approach in the classroom and what are the obstacles faced by these professionals in the implementation of this approach. We found that teachers receive continuing education and know the CTS approach, as it is already foreseen in school planning, and the biggest difficulties faced by most teachers is the interaction between theory and practice and lack of material and structural support consistent with reality of schools. In the final considerations we analyze the process of teacher formation, pointing out proposals as alternatives of formation linked to the reality of the school, spaces of exchange and production of new knowledge and support for a formation of quality and efficiency. In this way the CTS movement inserted in the teaching process, can form citizens with a socially referenced vision in relation to science, technology and society, able to position themselves in front of problems in search of solutions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência - Tecnologia - Sociedadept_BR
dc.subjectScience - Technology - Societypt_BR
dc.subjectFormação do Professorpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTemas transversaispt_BR
dc.subjectTransverse themespt_BR
dc.titleConcepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedadept_BR
dc.title.alternativePedagogical conceptions of SEMED elementary school teachers from the perspective of the CTS - Science, Technology, Society approachpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-22T18:02:48Z-
dc.contributor.advisor1Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7489509648411701pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Lucinete Gadelha da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865054663877935pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mauro Gomes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747563416494485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467125064547756pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem principal objetivo investigar o conhecimento dos professores de formação da SEMED em relação a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade), destacando a importância da formação do professor, bem como verificar as concepções e dificuldades da aplicação da abordagem em sala de aula pelos professores pesquisados. Adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, na perspectiva fenomenológica, subsidiada pelo referencial teórico-metodológico sobre os aspectos histórico-social e didático acerca das relações existentes entre a formação do professor do ensino fundamental com a concepção da abordagem CTS, tendo como sujeito os quarenta e dois professores do ensino fundamental I do projeto de formação continuada da SEMED. Na fundamentação teórica, priorizamos a formação docente com a tendência construtivista de Piaget e a abordagem CTS no contexto educacional. Procedemos a análise dos dados coletados em questionários mistos com os professores, buscando informações acerca da forma de utilização de instrumento facilitador da aplicação da abordagem CTS em sala de aula e quais os obstáculos enfrentados por esses profissionais na implementação dessa abordagem. Verificamos que os professores recebem formação continuada e conhecem a abordagem CTS, pois já é prevista no planejamento escolar, sendo que a maior dificuldades enfrentadas pela maioria dos professores é a interação entre a teoria com a pratica e falta de apoio material e estrutural condizente com a realidade das escolas. Nas considerações finais analisamos o processo de formação do professor, apontando propostas como alternativas de formação vinculada a realidade da escola, espaços de trocas e produção de novos sabes e apoio para uma formação de qualidade e eficiência. Desta forma o movimento CTS inserido no processo de ensino, pode formar cidadãos com uma visão socialmente referenciada em relação a ciência, a tecnologia e a sociedade, capazes de se posicionar diante dos problemas na busca de soluções.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARANHA, Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª ed. Ver. São Paulo: Moderna. 1996. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília, 1997. BAZZO, Walter Antônio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 5. Ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2015. BIZZO, Nélio. Ciência: fácil ou difícil? São Paulo. Ed. Ática,2007. CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel; revisão técnica de Ana Maria Pessoa de Carvalho. Formação de professores de ciências_ tendências e inovações_ 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. V. 28 CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2003. DEMO, Pedro. Formação permanente e tecnologias educacionais. 2 ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2011. DI GIORGI, Cristiano Amaral Garboggini. Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2010. FREITAG, Barbara. Aspecto filosófico e sócio antropológico do construtivismo Pós-Piagetiano. In.: BORDIN, Jussara; GROSSI, Esther Pillar. Construtivismo Pós-Piagetiano: um novo paradigma sobre aprendizagem. 11. Ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 1993. HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini; OGATA, Marcia Niituma; ZAUITH, Gabriela. Um breve panorama sobre a educação CTS no Brasil. In.: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Ciência, Tecnologia e Sociedade, desafios da construção do conhecimento. São Carlos: EduFSCar, 2011. JACOMELI, Mara Regina Martins. PCNs e temas transversais: analise histórica da política educacional brasileira. Campinas- SP: alínea, 2007. LEITE, Ana Claudia de Oliveira; FERRAZ, Maria Cristina Cominian. Educação CTS: Reflexões sobre os conteúdos curriculares e as metodologia de ensino e aprendizagem. In.: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Ciência, Tecnologia e Sociedade, desafios da construção do conhecimento. São Carlos: EduFSCar, 2011. LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In.: ANDRÉ, Marly. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas-SP: Papirus, 2001. RESENDE, Letícia Passos; ROTHBERG, Danilo. Estudo CTS, comunicação e democracia digital. In.: HOFFMANN, Wanda Aparecida Machado. Ciência, Tecnologia e Sociedade, desafios da construção do conhecimento. São Carlos: EduFSCar, 2011. SANTOS, Lucíola Licínio de C. P. Dilema e perspectiva na relação entre ensino e pesquisa. In.: ANDRÉ, Marly. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas-SP: Papirus, 2001. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014. YUS, Rafael. Temas transversais: em busca de uma nova escola. Porto Alegre: ArtMed, 1998pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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