DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1761
Título: A Gestão demográfica e sua influência na organização do trabalho escolar: um estudo de caso na escola municipal professor Waldir Garcia
Título(s) alternativo(s): Demographic management and its influence on the organization of school work: a case study in the municipal school teacher Waldir Garcia
Autor(es): Moura, Lorena Gomes Sanders
Orientador(es): Saraiva, Emerson Sandro Silva
Palavras-chave: Gestão Democrática;Democratic management;Participação;Participation;Educação Integral;Integral education;Papel do Professor;Role of the teacher
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MOURA, Lorena Gomes Sanders. A Gestão demográfica e sua influência na organização do trabalho escolar: um estudo de caso na escola municipal professor Waldir Garcia. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: O presente trabalho buscou compreender como ocorre a gestão democrática e de que forma ela influencia na organização do trabalho escolar na Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Os objetivos específicos baseiam-se em verificar se na referida escola a Gestão Democrática realmente ocorre, diante desse pressuposto, qual o papel do professor a partir do princípio da Gestão Democrática, e se essa gestão favorece a participação de todos na escola. Para a construção do referencial teórico, utilizou-se como base para análise, estudos realizados por Paro (1987-2016), Libâneo (2005), Licínio (2018), Souza (2009) e Veiga (1998). Foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Utilizou-se uma metodologia de trabalho qualitativa, mediante a uma abordagem explanatória, utilizando a observação em campo para melhor compreensão do contexto abordado pela presente pesquisa. Além da observação, utilizou-se o questionário aberto com uma professora do Ensino Fundamental I para obtenção de dados, juntamente com entrevista com a gestora da escola e a análise de documentos que norteiam o trabalho escolar. A pesquisa permitiu o melhor entendimento sobre a Gestão Democrática e sua utilização em uma escola de rede pública. Além da reafirmação da importância de uma escola mais democrática como instrumento de uma educação integral e atuante no desenvolvimento de um ser crítico e capaz de refletir diante de sua realidade.
Abstract: The present work sought to understand how democratic management occurs and how it influences the organization of school work at Professor Waldir Garcia Municipal School. The specific objectives are based on verifying that in this school the Democratic Management really occurs, considering this assumption, what is the teacher's role from the principle of Democratic Management, and if this management favors the participation of everyone in the school. For the construction of the theoretical framework, we used as a basis for analysis, studies conducted by Paro (1987-2016), Libiliar (2005), Licínio (2018), Souza (2009) and Veiga (1998). A case study was conducted at Professor Waldir Garcia Municipal School. A qualitative work methodology was used, through an explanatory approach, using field observation to better understand the context addressed by the present research. In addition to the observation, we used the open questionnaire with an elementary school teacher I to obtain data, along with an interview with the school manager and the analysis of documents that guide the school work. The research allowed a better understanding about Democratic Management and its use in a public school. In addition to the reaffirmation of the importance of a more democratic school as an instrument of integral and active education in the development of a critical being and able to reflect in front of its reality.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1761
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons