DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Lorena Gomes Sanders-
dc.date.available2019-10-16T13:30:39Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationMOURA, Lorena Gomes Sanders. A Gestão demográfica e sua influência na organização do trabalho escolar: um estudo de caso na escola municipal professor Waldir Garcia. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1761-
dc.description.abstractThe present work sought to understand how democratic management occurs and how it influences the organization of school work at Professor Waldir Garcia Municipal School. The specific objectives are based on verifying that in this school the Democratic Management really occurs, considering this assumption, what is the teacher's role from the principle of Democratic Management, and if this management favors the participation of everyone in the school. For the construction of the theoretical framework, we used as a basis for analysis, studies conducted by Paro (1987-2016), Libiliar (2005), Licínio (2018), Souza (2009) and Veiga (1998). A case study was conducted at Professor Waldir Garcia Municipal School. A qualitative work methodology was used, through an explanatory approach, using field observation to better understand the context addressed by the present research. In addition to the observation, we used the open questionnaire with an elementary school teacher I to obtain data, along with an interview with the school manager and the analysis of documents that guide the school work. The research allowed a better understanding about Democratic Management and its use in a public school. In addition to the reaffirmation of the importance of a more democratic school as an instrument of integral and active education in the development of a critical being and able to reflect in front of its reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão Democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipationpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectPapel do Professorpt_BR
dc.subjectRole of the teacherpt_BR
dc.titleA Gestão demográfica e sua influência na organização do trabalho escolar: um estudo de caso na escola municipal professor Waldir Garciapt_BR
dc.title.alternativeDemographic management and its influence on the organization of school work: a case study in the municipal school teacher Waldir Garciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-16T13:30:39Z-
dc.contributor.advisor-co1Nobre, Gelcimara de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8690451713872867pt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, Emerson Sandro Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0349091061036967pt_BR
dc.contributor.referee1Afonso, Angela Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9449111149410129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2517781626384918pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender como ocorre a gestão democrática e de que forma ela influencia na organização do trabalho escolar na Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Os objetivos específicos baseiam-se em verificar se na referida escola a Gestão Democrática realmente ocorre, diante desse pressuposto, qual o papel do professor a partir do princípio da Gestão Democrática, e se essa gestão favorece a participação de todos na escola. Para a construção do referencial teórico, utilizou-se como base para análise, estudos realizados por Paro (1987-2016), Libâneo (2005), Licínio (2018), Souza (2009) e Veiga (1998). Foi realizado um estudo de caso na Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Utilizou-se uma metodologia de trabalho qualitativa, mediante a uma abordagem explanatória, utilizando a observação em campo para melhor compreensão do contexto abordado pela presente pesquisa. Além da observação, utilizou-se o questionário aberto com uma professora do Ensino Fundamental I para obtenção de dados, juntamente com entrevista com a gestora da escola e a análise de documentos que norteiam o trabalho escolar. A pesquisa permitiu o melhor entendimento sobre a Gestão Democrática e sua utilização em uma escola de rede pública. Além da reafirmação da importância de uma escola mais democrática como instrumento de uma educação integral e atuante no desenvolvimento de um ser crítico e capaz de refletir diante de sua realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. BETTIOL, C. A; SOUZA, A. S. (Orgs). Pedagogia Intercultural. Manaus: UEA Edições, 2013. CORTEZ, L. C. Como uma diretora abandonou o autoritarismo e abraçou a colaboração, 2018. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2074/como-uma-diretora-abandonou-oautoritarismo- e-abracou-a-colaboracao> Acesso em nov. 2018. _________. Como a tutoria de estudantes criou uma escola democrática, 2018. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2091/como-atutoria- de-estudantes-e-funcionarios-criou-uma-escola-democratica> Acesso em nov. 2018. FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Curitiba: Editora UFPR, 2001. LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F; TOSCHI. Educação escolar: política, estrutura e organização. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2005. LICÍNIO, C. L. Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 68, p. 15-28, mar./abr., 2018. LIMA, L. C. Organização Escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000. MANAUS, Secretaria Municipal de Educação. Regimento das escolas da rede municipal de ensino. Elaboração e Responsabilidade Técnica Gerência de Administração Escolar, Revisão Conselho Municipal de Educação, Manaus: SEMED, 2008. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010. PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. 4 ed. São Paulo, Cortez, 2016. __________. Administração escolar, introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. __________. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51-53, fev., 1987. __________. Participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. Série Idéias, São Paulo, n. 12, p. 39-47, 1992. __________. Gestão da escola pública: a participação da comunidade. R. bras. Est. Pedag. Brasília, v. 73, n. 174, p. 255-290, maio/ago., 1992. PUENTES, R. V. A instrumentalidade Cultural da Didática Jesuítica: Uma Análise do RatioStudiorum. Cadernos de História da Educação, v. 9, n. 2, jul./dez., 2010. PPP. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Professor Waldir Garcia. Manaus, 2016. RIBEIRO, M. Apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2005. RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SAVIANI, D. A escola pública brasileira no longo século XX (1890-2001). In: III Congresso Brasileiro de História de Educação. Sessão de Comunicação, Curitiba, 7-10 de novembro de 2004. SCHMITZ, E. F.. Os jesuítas e a educação. Filosofia educacional da Companhia de Jesus. Vale do Rio dos Sinos: Editora UNISINO, 1994. SOUZA, Â. R. Explorando e construindo um conceito de Gestão Escolar Democrática. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n.03, p.123-140, dez., 2009. VEIGA, I. P. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: ______ (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. WEBER, M. Metodologia das ciências sociais (Parte 1). Trad. Augustin Wernet. São Paulo: Cortez, 1992. YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi - 2.ed. -Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministração educacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons