DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1757
Título: Gestão participativa com o olhar para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade
Título(s) alternativo(s): Participatory management with a look at the vulnerable child and adolescent
Autor(es): Silva, Iran Nascimento
Orientador(es): Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches
Palavras-chave: Participação;Participación;Gestão;Gestión;Adolescentes;Vulnerabilidad;Transformação;Transformación
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Iran Nascimento. Gestão participativa com o olhar para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Esta presente monografia apresenta um pouco do trabalho educacional da Escola Casa Mamãe Margarida, a partir de uma gestão participativa com o olhar e cuidado exclusivos para com as crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade. São meninas vítimas de uma extrema pobreza, maus- tratos, exploração e abuso sexual e algumas até abandonadas pelos pais e familiares. Foram os importantes momentos vivido no seio dessa Comunidade Educativa durante o estágio acadêmico que nos proporcionou uma profunda e forte vivência do conhecimento desta realidade na qual você, naturalmente, se confronta todos os dias sobre o seu modo de atuar neste mundo capitalista e globalizado que de maneira visível ou não, exclui milhares de pessoas. Foi uma vivência de estágio que nos fez acreditar que se você quer ser diferente em sua maneira de educar crianças e adolescentes carentes de afeto, bens materiais, quer educar para o transcendente, para a confiança em Deus é preciso agir de maneira fraterna, com reconhecimento e respeito a singularidade de cada pessoa e ao mesmo tempo o envolvimento coletivo que refaz os traços de humanidade que humaniza e transforma vidas antes tidas como vítimas e sem muitas esperanças, para protagonistas de uma nova sociedade.
Abstract: Está presente monografía presenta un poco del trabajo educativo de la Escuela Casa Mamá Margarita, a partir de una gestión participativa con la mirada y cuidado exclusivos para con los niños y adolescentes del sexo femenino en situación de vulnerabilidad. Son niñas víctimas de una extrema pobreza, maltrato, explotación y abuso sexual y algunas hasta abandonadas por los padres y familiares. Fueron los importantes momentos vividos en el seno de esa Comunidad Educativa durante el curso académico que nos proporcionó una fuerte y profunda vivencia y conocimiento de esta realidad en la que usted se enfrenta todos los días sobre su modo de actuar en este mundo capitalista y globalizado que de manera visible o no, excluye a miles de personas. Fue una vivencia de práctica que nos hizo creer que si usted quiere ser diferente en su manera de educar a niños y adolescentes carentes de afecto, bienes materiales, educar para a transcendencia y confianza en Dios hay que actuar de manera fraterna, con reconocimiento y respeto a la singularidad de cada persona y al mismo tiempo el compromiso colectivo que rehace los rasgos de humanidad que humaniza y transforma vidas antes consideradas como victimas y sin muchas esperanzas para protagonistas de una nueva sociedad.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1757
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão participativa com o olhar para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade.pdf884,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons