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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Iran Nascimento-
dc.date.available2019-10-16T13:16:06Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, Iran Nascimento. Gestão participativa com o olhar para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1757-
dc.description.abstractEstá presente monografía presenta un poco del trabajo educativo de la Escuela Casa Mamá Margarita, a partir de una gestión participativa con la mirada y cuidado exclusivos para con los niños y adolescentes del sexo femenino en situación de vulnerabilidad. Son niñas víctimas de una extrema pobreza, maltrato, explotación y abuso sexual y algunas hasta abandonadas por los padres y familiares. Fueron los importantes momentos vividos en el seno de esa Comunidad Educativa durante el curso académico que nos proporcionó una fuerte y profunda vivencia y conocimiento de esta realidad en la que usted se enfrenta todos los días sobre su modo de actuar en este mundo capitalista y globalizado que de manera visible o no, excluye a miles de personas. Fue una vivencia de práctica que nos hizo creer que si usted quiere ser diferente en su manera de educar a niños y adolescentes carentes de afecto, bienes materiales, educar para a transcendencia y confianza en Dios hay que actuar de manera fraterna, con reconocimiento y respeto a la singularidad de cada persona y al mismo tiempo el compromiso colectivo que rehace los rasgos de humanidad que humaniza y transforma vidas antes consideradas como victimas y sin muchas esperanzas para protagonistas de una nueva sociedad.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipaciónpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectGestiónpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectVulnerabilidadpt_BR
dc.subjectTransformaçãopt_BR
dc.subjectTransformaciónpt_BR
dc.titleGestão participativa com o olhar para a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidadept_BR
dc.title.alternativeParticipatory management with a look at the vulnerable child and adolescentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-16T13:16:06Z-
dc.contributor.advisor1Mubarac Sobrinho, Roberto Sanches-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7931430917921646pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.description.resumoEsta presente monografia apresenta um pouco do trabalho educacional da Escola Casa Mamãe Margarida, a partir de uma gestão participativa com o olhar e cuidado exclusivos para com as crianças e adolescentes do sexo feminino em situação de vulnerabilidade. São meninas vítimas de uma extrema pobreza, maus- tratos, exploração e abuso sexual e algumas até abandonadas pelos pais e familiares. Foram os importantes momentos vivido no seio dessa Comunidade Educativa durante o estágio acadêmico que nos proporcionou uma profunda e forte vivência do conhecimento desta realidade na qual você, naturalmente, se confronta todos os dias sobre o seu modo de atuar neste mundo capitalista e globalizado que de maneira visível ou não, exclui milhares de pessoas. Foi uma vivência de estágio que nos fez acreditar que se você quer ser diferente em sua maneira de educar crianças e adolescentes carentes de afeto, bens materiais, quer educar para o transcendente, para a confiança em Deus é preciso agir de maneira fraterna, com reconhecimento e respeito a singularidade de cada pessoa e ao mesmo tempo o envolvimento coletivo que refaz os traços de humanidade que humaniza e transforma vidas antes tidas como vítimas e sem muitas esperanças, para protagonistas de uma nova sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARROS, Mari Nilza Ferrari de; SUGUIHIRO, Vera Lucia. Abuso sexual e vulnerabilidade de crianças e adolescentes: da cumplicidade do contexto familiar para o descompromisso social. São Luís – MA, 2005 p. 3 BENTES, Norma. Manaus: Realidade e contraste sociais 2ª Ed, revista e ampliada. Editora Valer e fapeam, 2014 BRAIDO, Pietro. Prevenir, não reprimir: o sistema educativo de Dom Bosco. Pietro Braido. (Tradução Jacy Cogo), São Paulo: Editora Salesiana, 2004. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei N. 9.394/96. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, acessado em 23/11/2016 BRASIL. Estatuto da Criança e Adolescentes. Lei 8069/90. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm, acessado em 23/11/2016 BRASÍLIA. Socioeducação: Estrutura e Funcionamento da Comunidade Educativa. Coordenação técnica Antônio Carlos Gomes da Costa. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2006. COSTA, Antonio Carlos Gomes da, Infância, Juventude e Política Social no Brasil. In: RIVERA, Deodato; COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Brasil Criança Urgente: a lei. 2ª ed. São Paulo: Columbus, 1996. (Coleção Pedagogia Social; v. 3), p. 69-105 COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Por uma pedagogia da presença. Disponível em https://docplayer.com.br/428263-Por-uma-pedagogia-da-presenca.html. P.12 COSTA, Bruno Lazarotti Diniz Costa; CARNEIRO, Carla Bronzo Ladeira. Implicações do enfoque da exclusão social sobre as políticas públicas: desafios para o desempenho governamental. Belo Horizonte: Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2004. p. 08 CARLOS, Viviani Yoshinaga; ALAPANIAN, Silvia, os fundamentos que sustentaram o surgimento das escolas de reforma no Brasil. 2013, p. 5. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/ 16104/13446 CUNHA, Luis Antonio. A Educação brasileira na primeira onda laica: do Império à República. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2017. DEMO, Pedro. Participação é conquista: noções de política social participativa. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001 FONSECA, Franciele Facundes. et al, As vulnerabilidades na infância e adolescência e as políticas públicas brasileiras de intervenção. Artigo de revisão. 2013 p. 258 GUARESCHI, Neuza M. F. et al, Intervenção na condição de vulnerabilidade social: um estilo sobre a produção de sentidos com adolescentes do programa do trabalho educativo. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, RJ, ano 7, N.1,1º semestre de 2007, p.21 JULIATTO, Clemente Ivo. Parceiros educadores: estudantes, professores, colaboradores e dirigentes. Curitiba: Editora Universitária Champagnat 2007 LIBÂNIO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática/5.ed. revista e ampliada – Goiânia: MF livros, 2008. P. 141-142 MARCILIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada no Brasil. 1726 – 1950. Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=A+roda+dos+expostos+e+a+criança+aband onada+no+Brasil.+1726+–+1950 MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches Mubarac. Vozes infantis indígenas: As culturas escolares de (des) encontros com as culturas das crianças Sataré-Mawé. Manaus: Editora Valer, Fapeam, 2001. NANNI, Carlo. O sistema preventivo de Dom Bosco, hoje. Brasília: Rede Salesiana de Escolas,2014. PERRENOUD, Fhilippe. Escola e cidadania: O papel da escola na formação para a democracia/trad. Fátima Murad – Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 10 Projeto Político Pedagógico e Regimento Institucional da Casa Mamãe Margarida Rede Salesiana Brasil de Escola. Diretrizes pedagógico-evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas. Brasília: Edebê Brasil, 2018 RIBAS, Rafael Perez; GOLGHER. André Braz. Vulnerabilidade à pobreza no Brasil: medindo risco e condicionalidade a partir da função de consumo das famílias. 2007. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/253314140_Vulnerabilidade_a_pobreza_noBrasil_medindo_risco_e_condicionalidade_a_partir_da_funcao_de_consumo_d as_familias SANTOS, Kátia Cristina de Sousa. A práxis pedagógica com crianças e adolescentes em situação pessoal e social de risco; Manaus: UFAM, 2008. TEXEIRA, Emarianne Campanha. Resiliência e vulnerabilidade social: uma perspectiva para a educação sociocomunitária da adolescência. 2015. 126f. Dissertação (Mestrado em educação) - Centro Universitário Salesiano - UNISAL / SP. 2015. VASCONCELLOS, Celso dos Santos, 1956. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político – pedagógico – elementos metodológicos para elaboração, 5ª Ed. São Paulo: Libertad, 1999. – (Cadernos pedagógicos do libertad; v.1)pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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