DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756
Título: O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino
Título(s) alternativo(s): The Profile of learners of youth and adult education of a school of the municipal public school system
Autor(es): Noronha, Ingrid da Silva
Orientador(es): Menezes, Maria Quitéria Afonso
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos;Youth and adult education;Trajetória de vida;Trajectory of life;Trabalhadores;Workers;Desigualdade social;Social inequality
Data do documento: 5-Dez-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: NORONHA, Ingrid da Silva. O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos discentes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino, bem como a condição cultural e social, os fatores que dificultam o processo de aprendizagem e a importância da modalidade na vida do educando. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo de campo e bibliográfica com um enfoque na trajetória de vida dos educandos da EJA e foi realizada em uma turma do primeiro segmento na Escola Municipal Abílio Nery, situada na zona oeste de Manaus. Na perspectiva metodológica, utilizamos dois instrumentos: a entrevista, com alunos e o pedagogo da escola, e questionários para educandos e uma professora, visando à realização e análise da coleta de dados. Mediante os resultados da pesquisa atrelados, principalmente, ao embasamento teórico de Paulo Freire, Miguel Arroyo, entre outros referenciais, enfatiza-se que a EJA possui um público com especificidades diversas. De um lado, aqueles que estão retornando ao ambiente escolar tardiamente de acordo com a idade padrão, pela falta de oportunidade de acesso ao espaço escolar, pela necessidade de inserção ao mundo do trabalho precocemente. Do outro lado, um público jovem com um histórico de repetências e desistências, elevando o índice de abandono escolar, nos remetendo a reflexões políticas, sociais e educacionais.
Abstract: This study aims to analyze the profile of youth and adult education students of a school in the municipal public school system, as well as the cultural and social condition, the factors that hamper the learning process and the importance of the modality in the life of the teaching. The research is qualitative, being field and bibliographical with a focus on the life trajectory of the students of the EJA and was carried out in a group of the first segment in the Municipal School Abílio Nery, located in the western zone of Manaus. In the methodological perspective, we used two instruments: the interview, with students and the pedagogue of the school, and questionnaires for students and a teacher, aiming at the accomplishment and analysis of the data collection. Through the results of the research, mainly related to the theoretical background of Paulo Freire, Miguel Arroyo, among other references, it is emphasized that the EJA has an audience with diverse specificities. On the one hand, those who are returning to the school environment late according to the standard age, the lack of access to school space, the need to enter the world of work early. On the other hand, a young public with a history of repetitions and dropouts, raising the rate of dropout, referring to political, social and educational reflections.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino.pdf461,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons