Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Noronha, Ingrid da Silva | - |
dc.date.available | 2019-10-14T19:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-05 | - |
dc.identifier.citation | NORONHA, Ingrid da Silva. O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the profile of youth and adult education students of a school in the municipal public school system, as well as the cultural and social condition, the factors that hamper the learning process and the importance of the modality in the life of the teaching. The research is qualitative, being field and bibliographical with a focus on the life trajectory of the students of the EJA and was carried out in a group of the first segment in the Municipal School Abílio Nery, located in the western zone of Manaus. In the methodological perspective, we used two instruments: the interview, with students and the pedagogue of the school, and questionnaires for students and a teacher, aiming at the accomplishment and analysis of the data collection. Through the results of the research, mainly related to the theoretical background of Paulo Freire, Miguel Arroyo, among other references, it is emphasized that the EJA has an audience with diverse specificities. On the one hand, those who are returning to the school environment late according to the standard age, the lack of access to school space, the need to enter the world of work early. On the other hand, a young public with a history of repetitions and dropouts, raising the rate of dropout, referring to political, social and educational reflections. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Youth and adult education | pt_BR |
dc.subject | Trajetória de vida | pt_BR |
dc.subject | Trajectory of life | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Workers | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade social | pt_BR |
dc.subject | Social inequality | pt_BR |
dc.title | O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino | pt_BR |
dc.title.alternative | The Profile of learners of youth and adult education of a school of the municipal public school system | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T19:42:19Z | - |
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Maria Quitéria Afonso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4722394507636507 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria de Nazaré Corrêa da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5262360347119869 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Mônica de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0219564272293424 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos discentes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino, bem como a condição cultural e social, os fatores que dificultam o processo de aprendizagem e a importância da modalidade na vida do educando. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo de campo e bibliográfica com um enfoque na trajetória de vida dos educandos da EJA e foi realizada em uma turma do primeiro segmento na Escola Municipal Abílio Nery, situada na zona oeste de Manaus. Na perspectiva metodológica, utilizamos dois instrumentos: a entrevista, com alunos e o pedagogo da escola, e questionários para educandos e uma professora, visando à realização e análise da coleta de dados. Mediante os resultados da pesquisa atrelados, principalmente, ao embasamento teórico de Paulo Freire, Miguel Arroyo, entre outros referenciais, enfatiza-se que a EJA possui um público com especificidades diversas. De um lado, aqueles que estão retornando ao ambiente escolar tardiamente de acordo com a idade padrão, pela falta de oportunidade de acesso ao espaço escolar, pela necessidade de inserção ao mundo do trabalho precocemente. Do outro lado, um público jovem com um histórico de repetências e desistências, elevando o índice de abandono escolar, nos remetendo a reflexões políticas, sociais e educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.relation.references | ARROYO, Miguel. A escola possível é possível. In. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1991. ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia, GOMES, Nilma Lino e SOARES, Leôncio (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006, p.19-50. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985. BRASIL; CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, 1998. BRASIL. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. “Capítulo IV: Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (Arts. 53 a 59)”. Brasília, 1990. BRASIL; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9.394. Brasília, 1996. DUSSEL, Enrique D. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000. FERREIRA, Maria José Vale. Princípios político-pedagógicos do MOVASP. São Paulo, MOVA-SP, Caderno n°. 2, Secretaria Municipal de Educação, abril de 1990. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. KOSIK, Dialética do concreto. Ed. Terra e Paz, 1976. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia críticosocial dos conteúdos. Coleção educar, 19ª edição: maio de 2003. MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997. MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. MINAYO, M. C. de S (Orgs.) Petrópolis: Vozes, 1994. ROMÃO, José E.; GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: teoria , prática e proposta. (Orgs.) – 6. Ed. – São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Universidade de São Paulo, 1999. PAIVA, Jane. Os desafios da educação de jovens e adultos, Secretaria do Estado de Minas Gerais, 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/results?search_query=os+desafios+da+educa%C3%A7% C3%A3o+de+jovens+e+adultos, acessado em 03/09/18.> Acesso em: 23 de agosto de 2018. PALÁCIOS, J. O que é a adolescência. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 263 - 272. v. 1. PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. São Paulo: Papirus, 2013. PEIXOTO, A. Fenomenologia, ética e educação: uma análise a partir do pensamento de Husserl. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 21, n. 7/9, p. 489-503, jul./set. 2011. PEREIRA, Letícia Gravano Pacheco. SERRA Dayse. A importância da aprendizagem na terceira idade. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N204140.pdf. Acesso em 14 de novembro. 2018> | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino.pdf | 461,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons