DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNoronha, Ingrid da Silva-
dc.date.available2019-10-14T19:42:19Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.citationNORONHA, Ingrid da Silva. O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1756-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the profile of youth and adult education students of a school in the municipal public school system, as well as the cultural and social condition, the factors that hamper the learning process and the importance of the modality in the life of the teaching. The research is qualitative, being field and bibliographical with a focus on the life trajectory of the students of the EJA and was carried out in a group of the first segment in the Municipal School Abílio Nery, located in the western zone of Manaus. In the methodological perspective, we used two instruments: the interview, with students and the pedagogue of the school, and questionnaires for students and a teacher, aiming at the accomplishment and analysis of the data collection. Through the results of the research, mainly related to the theoretical background of Paulo Freire, Miguel Arroyo, among other references, it is emphasized that the EJA has an audience with diverse specificities. On the one hand, those who are returning to the school environment late according to the standard age, the lack of access to school space, the need to enter the world of work early. On the other hand, a young public with a history of repetitions and dropouts, raising the rate of dropout, referring to political, social and educational reflections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectTrajetória de vidapt_BR
dc.subjectTrajectory of lifept_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectWorkerspt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectSocial inequalitypt_BR
dc.titleO Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensinopt_BR
dc.title.alternativeThe Profile of learners of youth and adult education of a school of the municipal public school systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-14T19:42:19Z-
dc.contributor.advisor1Menezes, Maria Quitéria Afonso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4722394507636507pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria de Nazaré Corrêa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5262360347119869pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Mônica de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0219564272293424pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos discentes da Educação de Jovens e Adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino, bem como a condição cultural e social, os fatores que dificultam o processo de aprendizagem e a importância da modalidade na vida do educando. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo de campo e bibliográfica com um enfoque na trajetória de vida dos educandos da EJA e foi realizada em uma turma do primeiro segmento na Escola Municipal Abílio Nery, situada na zona oeste de Manaus. Na perspectiva metodológica, utilizamos dois instrumentos: a entrevista, com alunos e o pedagogo da escola, e questionários para educandos e uma professora, visando à realização e análise da coleta de dados. Mediante os resultados da pesquisa atrelados, principalmente, ao embasamento teórico de Paulo Freire, Miguel Arroyo, entre outros referenciais, enfatiza-se que a EJA possui um público com especificidades diversas. De um lado, aqueles que estão retornando ao ambiente escolar tardiamente de acordo com a idade padrão, pela falta de oportunidade de acesso ao espaço escolar, pela necessidade de inserção ao mundo do trabalho precocemente. Do outro lado, um público jovem com um histórico de repetências e desistências, elevando o índice de abandono escolar, nos remetendo a reflexões políticas, sociais e educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARROYO, Miguel. A escola possível é possível. In. Da escola carente à escola possível. São Paulo: Loyola, 1991. ARROYO, Miguel. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: GIOVANETTI, Maria Amélia, GOMES, Nilma Lino e SOARES, Leôncio (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006, p.19-50. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1985. BRASIL; CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília, 1998. BRASIL. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. “Capítulo IV: Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer (Arts. 53 a 59)”. Brasília, 1990. BRASIL; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9.394. Brasília, 1996. DUSSEL, Enrique D. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Petrópolis: Vozes, 2000. FERREIRA, Maria José Vale. Princípios político-pedagógicos do MOVASP. São Paulo, MOVA-SP, Caderno n°. 2, Secretaria Municipal de Educação, abril de 1990. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GADOTTI, Moacir. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999. KOSIK, Dialética do concreto. Ed. Terra e Paz, 1976. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica 1. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo : Atlas 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia críticosocial dos conteúdos. Coleção educar, 19ª edição: maio de 2003. MARTINS, José de Souza. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997. MINAYO, M. C. de S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa social: teoria, método e criatividade. MINAYO, M. C. de S (Orgs.) Petrópolis: Vozes, 1994. ROMÃO, José E.; GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: teoria , prática e proposta. (Orgs.) – 6. Ed. – São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2003. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Universidade de São Paulo, 1999. PAIVA, Jane. Os desafios da educação de jovens e adultos, Secretaria do Estado de Minas Gerais, 2014. Disponível em <https://www.youtube.com/results?search_query=os+desafios+da+educa%C3%A7% C3%A3o+de+jovens+e+adultos, acessado em 03/09/18.> Acesso em: 23 de agosto de 2018. PALÁCIOS, J. O que é a adolescência. In: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. p. 263 - 272. v. 1. PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. São Paulo: Papirus, 2013. PEIXOTO, A. Fenomenologia, ética e educação: uma análise a partir do pensamento de Husserl. Revista Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 21, n. 7/9, p. 489-503, jul./set. 2011. PEREIRA, Letícia Gravano Pacheco. SERRA Dayse. A importância da aprendizagem na terceira idade. Disponível em: http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/N204140.pdf. Acesso em 14 de novembro. 2018>pt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Perfil dos educandos da educação de jovens e adultos de uma escola da rede pública municipal de ensino.pdf461,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons