DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1707
Title: Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada
Other Titles: Teaching knowledge and pedagogical practices: implications of continuing education
Authors: Gomes, Ester da Silva
Keywords: Saberes docentes;Teachers' knowledge;Formação continuada;Continuing education;Prática pedagógica;Pedagogical practice
Issue Date: 3-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: GOMES, Ester da Silva. Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.
Abstract: The present academic work presents itself as Teaching knowledge and pedagogical practices: Implications of continuing education, with the main objective to understand the knowledge that are being mobilized by teachers in their teaching and the relationship with continuing education, as well as to identify which knowledge are being mobilized by the teachers in their pedagogical practices, aiming also to understand how the teachers relate to their own knowledge and to reflect on the influence of the continued formation of teachers in the constitution of the teaching knowledge. In this research, we first present the teachers' knowledge, conceptualizing them. Based on the theorists studied, teacher knowledge is a set of knowledges that guide the practice of a teacher and we approach continuing education as a possibility for the expansion of the teaching knowledge. We use qualitative research with a dialectical approach to interpret the data and information collected in the field Through the data collected through interviews, participant observation and records of the field book, we were able to identify which teachers' knowledge is most evident in the teaching performance and the way in which the teachers relate to their knowledge. Teachers have a strong relationship with scientific knowledge, vocational training knowledge and experience, classifying love / affectivity as an indispensable knowledge for teaching, recognizing the importance of continuing education in the process of expanding their teaching knowledge and assume themselves as people in the process of building. It is essential that the teacher be aware of its incompleteness and constantly seek to expand its knowledge through continuous training so that, in this way, expand its knowledge and re-signify its practice through the new knowledge acquired.
Description: O presente trabalho acadêmico apresenta-se como “Saberes docentes e práticas pedagógicas: Implicações da formação continuada” tendo como objetivo principal, compreender quais os saberes que estão sendo mobilizados pelos professores na sua atuação docente e a relação com a formação continuada, bem como identificar quais saberes estão sendo mobilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, visando também entender como os professores se relacionam com seus próprios saberes e refletir sobre a influência da formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes. Nessa pesquisa, primeiramente apresentamos os saberes docentes, conceituando-os. Com base nos teóricos estudados, os saberes docentes são conjuntos de saberes que norteiam a prática de um professor, abordamos a formação continuada como uma possibilidade para a ampliação dos saberes docentes. Utilizamos a pesquisa qualitativa com uma abordagem dialética para interpretarmos os dados e informações coletados em campo Mediante aos dados coletados por meio de entrevistas, observação participante e registros do caderno de campo, pudemos identificar quais saberes mais se evidenciam na atuação docente e a forma pela qual as professoras se relacionam com seus saberes. As docentes têm uma forte relação com os saberes científicos, ditos saberes da formação profissional e os saberes da experiência, classificando a amorosidade/afetividade como um saber indispensável à docência. Reconhecem a importância da formação continuada no processo de ampliação de seus saberes docentes e assumem-se como pessoas em processo de construção. É fundamental que o professor seja consciente de seu inacabamento e busque constantemente ampliar seus conhecimentos através da formação continuada para que dessa maneira, amplie seus saberes e ressignifique sua prática através dos novos conhecimentos adquiridos.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1707
Appears in Collections:NS - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Saberes docentes e práticas pedagógicas - implicações da formação continuada.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons