DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Ester da Silva-
dc.date.available2019-10-01T17:04:07Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.citationGOMES, Ester da Silva. Saberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuada. 2018. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus. 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1707-
dc.descriptionO presente trabalho acadêmico apresenta-se como “Saberes docentes e práticas pedagógicas: Implicações da formação continuada” tendo como objetivo principal, compreender quais os saberes que estão sendo mobilizados pelos professores na sua atuação docente e a relação com a formação continuada, bem como identificar quais saberes estão sendo mobilizados pelos professores em suas práticas pedagógicas, visando também entender como os professores se relacionam com seus próprios saberes e refletir sobre a influência da formação continuada de professores na constituição dos saberes docentes. Nessa pesquisa, primeiramente apresentamos os saberes docentes, conceituando-os. Com base nos teóricos estudados, os saberes docentes são conjuntos de saberes que norteiam a prática de um professor, abordamos a formação continuada como uma possibilidade para a ampliação dos saberes docentes. Utilizamos a pesquisa qualitativa com uma abordagem dialética para interpretarmos os dados e informações coletados em campo Mediante aos dados coletados por meio de entrevistas, observação participante e registros do caderno de campo, pudemos identificar quais saberes mais se evidenciam na atuação docente e a forma pela qual as professoras se relacionam com seus saberes. As docentes têm uma forte relação com os saberes científicos, ditos saberes da formação profissional e os saberes da experiência, classificando a amorosidade/afetividade como um saber indispensável à docência. Reconhecem a importância da formação continuada no processo de ampliação de seus saberes docentes e assumem-se como pessoas em processo de construção. É fundamental que o professor seja consciente de seu inacabamento e busque constantemente ampliar seus conhecimentos através da formação continuada para que dessa maneira, amplie seus saberes e ressignifique sua prática através dos novos conhecimentos adquiridos.pt_BR
dc.description.abstractThe present academic work presents itself as Teaching knowledge and pedagogical practices: Implications of continuing education, with the main objective to understand the knowledge that are being mobilized by teachers in their teaching and the relationship with continuing education, as well as to identify which knowledge are being mobilized by the teachers in their pedagogical practices, aiming also to understand how the teachers relate to their own knowledge and to reflect on the influence of the continued formation of teachers in the constitution of the teaching knowledge. In this research, we first present the teachers' knowledge, conceptualizing them. Based on the theorists studied, teacher knowledge is a set of knowledges that guide the practice of a teacher and we approach continuing education as a possibility for the expansion of the teaching knowledge. We use qualitative research with a dialectical approach to interpret the data and information collected in the field Through the data collected through interviews, participant observation and records of the field book, we were able to identify which teachers' knowledge is most evident in the teaching performance and the way in which the teachers relate to their knowledge. Teachers have a strong relationship with scientific knowledge, vocational training knowledge and experience, classifying love / affectivity as an indispensable knowledge for teaching, recognizing the importance of continuing education in the process of expanding their teaching knowledge and assume themselves as people in the process of building. It is essential that the teacher be aware of its incompleteness and constantly seek to expand its knowledge through continuous training so that, in this way, expand its knowledge and re-signify its practice through the new knowledge acquired.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes docentespt_BR
dc.subjectTeachers' knowledgept_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.titleSaberes docentes e práticas pedagógicas: implicações da formação continuadapt_BR
dc.title.alternativeTeaching knowledge and pedagogical practices: implications of continuing educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T17:04:07Z-
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Saberes docentes e práticas pedagógicas - implicações da formação continuada.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons