DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1671
Título: Breaking e desenvolvimento motor: processo de ensino e maturação do movimento especializado freeze
Autor(es): Salviano, Willian da Cruz
Palavras-chave: Dança;;Breaking;;Desenvolvimento motor;;Dança educação;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present work carried out in a public teaching institution, aims to understand in a practical way the effects of the classes and training of Breaking in the development of the skill of specialized movement (Freeze), having as research subjects young people aged 13 to 16 years , without experience with dance, students of the State School Cacilda Breulle, located in the District of the Crowned East Zone of Manaus. The study shows that students find it very difficult to carry out the movements proposed in the classes, mostly due to a lack of previous body experiences. The class process was directed primarily at acquiring bodily awareness as well as strength and balance. The research was done in a qualitative descriptive way where comparative tests were made to understand the effects of the intervention in the form of a class in the students' bodies. To perform the comparison and the best understanding about Freeze learning, the Freeze maturation table was elaborated and divided into three phases: basic, elementary and advanced. We conclude that after doing the class processes and comparing the test, it is possible to see a significant contribution to learning the movement in question.
Descrição: O presente trabalho realizado em uma instituição de ensino público, teve como objetivo entender e descrever os efeitos das aulas do Breaking no desenvolvimento da habilidade de movimento especializado (Freeze), tendo como sujeitos da pesquisa jovens com idade de 13 a 16 anos, sem experiência com dança, estudantes da Escola Estadual Cacilda Breulle, localizada no Bairro do Coroado Zona Leste de Manaus. O estudo mostra que os alunos encontram grande dificuldade em realizar os movimentos propostos nas aulas em sua maioria por falta de experiências corporais anteriores ao processo. O processo das aulas foi direcionado principalmente a adquirir consciência corporal, assim como força e equilíbrio para o aprendizado do freeze. A pesquisa foi feita de forma qualitativa descritiva onde foi realizados testes comparativos do antes e depois das aulas, para entender os efeitos da intervenção nos corpos dos alunos. Para ser realizada a comparação e o melhor entendimento sobre o aprendizado, foi elaborado a tabela de maturação do Freeze baseado na matriz analítica de Gallahue, sendo divida em três fases: básica, elementar e avançada. Com tudo concluímos que após ser feito os processos de aulas e ao comparar os teste é possível ver uma contribuição significativa no aprendizado do movimento em questão.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1671
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Breaking e desenvolvimento motor - processo de ensino e maturação do movimento especializado freeze.pdfArquivo principal.852,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons