DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Fran Walafe dos Santos-
dc.date.available2019-05-13T13:09:23Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1662-
dc.descriptionEste trabalho resulta da investigação realizada dentro de uma instituição de ensino médio da rede pública da zona leste de Manaus e teve por objetivo investigar a partir das aulas de dança na disciplina de Artes, como os alunos do Ensino Médio percebem o processo de (re)conhecimento e autoafirmação da sua sexualidade, considerando o contexto histórico cultural. A fenomenologia foi nossa ancora metodológica, onde através da pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, atingimos nossos objetivos propostos. Os sujeitos do estudo foram alunos da disciplina de ensino das Artes, no 1º ano do Ensino Médio. Dessa forma, nossos resultados mostram que o ensino formal da dança na escola influencia no (re)conhecimento da sexualidade, entretanto, foi possível detectar que quando fala-se de auto afirmação da sexualidade esta investigação aponta para o sentido que não, pois, de acordo com os sujeitos jovens de 18 a 20 anos participantes do estudo, estes afirmaram categoricamente que essa autonomia da sexualidade chegou antes da entrada dos mesmo no grau de ensino em questão. Pensamos que nossos jovens estão amadurecendo mais precocemente, necessitamos, pois, de mais estudos que venham contribuir para as questões de gênero e sexualidade na Escola.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the result of research carried out within an educational institution of the public network of the East zone of Manaus and aimed to investigate from dance classes in the arts discipline, as the high school students understand the process of (re) knowledge and the statement your sexuality, considering the historical cultural context. The phenomenology was our anchor where methodological through qualitative research, descriptive and, we achieved our goals. The study subjects were students of arts education in the first year of high school. Thus, our results show that the formal teaching of dance in school influences on (re) knowledge of sexuality, however, it was possible to detect that when there is talk of self-affirmation of sexuality this research points to the sense that no, because, according to the subjects young people of 18 to 20 years of the study, these participants stated categorically that this autonomy of sexuality came before the entry of the same teaching degree. We believe that our young people are growing up more early, need for more studies that may contribute to the issues of gender and sexuality in school.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança;pt_BR
dc.subjectSexualidade;pt_BR
dc.subjectEnsino das Artes;pt_BR
dc.subjectCorpo;pt_BR
dc.titleDança, escola e sexualidade: uma perspectiva de jovens do ensino médio em busca do (re) conhecimento e autoafirmaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2019-05-13T13:09:23Z-
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dança, escola e sexualidade - uma perspectiva de jovens do ensino médio em busca do (re) conhecimento e autoafirmação.pdfArquivo principal.360,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons