DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1606
Título: A dança e o exercício da leitura - uma proposta interdisciplinar para a escola
Autor(es): Sapucaia, Nayandra Thalyta Mendonça
Palavras-chave: Dança na escola;;Leitura;;Interdisciplinaridade;
Data do documento: 25-Mar-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Reading can help to achieve several benefits on childrem and teenagers progress, such as: communication, creativity, imagination, vocabular, critical sense. Besides the reading, dance it’s very important in the process of teaching-learning, which works the whole body. Considering “the influence of dance on the student’s life” as a central question, this study aimed to investigate how the dance and reading present in the student’s routine act interdisciplinarily in his comprehension of the world around him. The study was carried out at Ida Nelson Baptist Institute, in Manaus, Amazonas, with 11 to 16 years old girls. It was made a qualitative research of exploratory nature applying questionnaires, tables and participant observation to investigate the student’s daily life at school environment. According the observation we conclude that the practice of dance with reading contributes to the motor development and the student’s understanding about the world around him.
Descrição: Através da leitura pode-se alcançar diversos benefícios no desenvolvimento de crianças e adolescentes, podendo-se citar: comunicação, criatividade, imaginação, vocabulário, senso crítico. A dança, por sua vez, é muito importante no processo de ensino-aprendizagem, pois trabalha o corpo no seu todo. Levantando-se como questão central a influência da dança na vida do aluno, o objetivo deste estudo foi investigar como a dança e a leitura realizada no dia a dia do estudante atuam interdisciplinarmente na compreensão do aluno acerca do mundo que o rodeia. A pesquisa foi realizada no Instituto Batista Ida Nelson, na cidade de Manaus, Amazonas, com estudantes de idades entre 11 a 16 anos, do sexo feminino. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa de natureza exploratória em que foram aplicados questionários, tabelas e observação participante com o objetivo de investigar o cotidiano das alunas no ambiente escolar. A partir do observado chega-se à conclusão de que a prática da dança por meio da leitura contribui no desenvolvimento motor e na compreensão das alunas sobre o mundo à sua volta.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1606
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons