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Título: Patrimônio e Educação: as metodologias da Educação Patrimonial nas aulas de história.
Título(s) alternativo(s): Patrimony and Education: the methodologies of Patrimonial Education in history classes.
Autor(es): Silva, Laísse Wladia Ferreira da
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Ensino de História;Cultural Heritage, Patrimonial Education, History Teaching
Data do documento: 2-Mai-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: Discussions about educational actions with cultural heritage raise several issues, one of which is the very notion of heritage that a population owns. In this sense, we first sought to get together with the residents of Tefé-AM, about what they understand as cultural heritage in the city, through interviews and a poll applied to students. From the qualitative and quantitative analysis of the data collected during field research, it was noticed that the understanding of cultural heritage in the city is linked to the monuments, something material and grandiose, which results in the forgetfulness of cultural practices, that is, the immaterial. In addition, it was noticed through the observations during supervised internship that there is a lack in educational projects, mainly in the teaching of history, that use the cultural patrimony as a source of knowledge. From this, it was felt the need to promote educational activities that involved the cultural heritage, that is, the use of heritage education, as a proposal to be used in the classroom. This experience had students from the ninth grade of elementary school and teacher of the public school network of a state school in Tefé.
Descrição: As discussões acerca de ações educacionais com o patrimônio cultural trazem a tona diversas questões, uma delas é a própria noção de patrimônio que uma população possui. Nesse sentido, primeiramente buscou-se levantar junto aos moradores de Tefé-AM, sobre que eles compreendem como patrimônio cultural na cidade, através de entrevistas e uma enquete aplicada para alunos. A partir das analises qualitativas e quantitativas dos dados coletados durante a pesquisa de campo, percebeu-se que a compreensão de patrimônio cultural na cidade está ligada aos monumentos, algo material e grandioso, o que resulta no esquecimento das práticas culturais, ou seja, o imaterial. Além disso, percebeu-se através das observações durante a prática de estágio supervisionado, que há uma carência em projetos educacionais, principalmente no ensino de história, que utilizem o patrimônio cultural como fonte de conhecimento. A partir disso, sentiu-se necessidade de promover atividades educativas que envolvesse o patrimônio cultural, ou seja, o uso da educação patrimonial, como uma proposta a ser utilizada na sala de aula. Essa experiência contou com alunos do nono ano do ensino fundamental e professor da rede publica de ensino de uma escola estadual de Tefé.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1565
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

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