DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1540
Título: Construindo saberes através das trilhas ecológicas do Parque Municipal do Mindu
Título(s) alternativo(s): Building knowledge through the ecological trails of Mindu Municipal Park
Autor(es): Silva, Cila Silva e
Palavras-chave: espaço não formal;non-formal space;trilhas ecológicas;ecological trails;roteiro educativo;educational roadmap
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SILVA, Cila Silva e. Construindo saberes através das trilhas ecológicas do Parque Municipal do Mindu. 2018. 76 f. TCC ( Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
Abstract: Over the decades and the emergence of new technologies, the school has been increasingly modified to follow these changes and to meet the needs of the current educational scenario, with spaces of Non Formal Education, has been a great ally in Science Teaching. Many of these spaces were reinvented in order to arouse the curiosity of the visitor and to collaborate with the scientific dissemination. Because it is a place of great teaching, we highlight an important tool in the construction of knowledge, ecological trails, since they offer opportunities for observation, study and research. The objective of this project was to develop an educational road map of ecological trails to assist in the teaching of science in spaces of non-formal education, and to map the ecological trails of the place of study. A survey of the pedagogical potential of each track studied was carried out and the educational script was applied to know the effectiveness in the Teaching of Sciences. In this research we use a qualitative approach. The technique chosen to analyze the data was the Content Analysis. The study site was Mindu Municipal Park, where the mapping and the characterization of the eleven trails present at the site were carried out. With the data, the educational roadmap was drawn up and sent to teachers and students of elementary and high school and undergraduate students along with a questionnaire to evaluate if the information contained were easy to understand and effective in a class in the park. After validating the results obtained, it was revealed that the script is an important tool for teachers and undergraduates, as it assists in the development of classes in the park, facilitating the location of the tracks and stimulating the student and visitor, for a scientific look. It was also observed that for elementary and high school students, it encourages their investigative ability, facilitating the understanding of subjects addressed in the classroom. It was also concluded that ecological scripts contribute systematized information that help teachers and students in the development of educational activities related to Science Teaching in the spaces of Non-Formal Amazonian Education.
Descrição: Ao longo das décadas e o surgimento de novas tecnologias, a escola cada vez mais tem se modificado para acompanhar essas mudanças e suprir as necessidades do atual cenário educacional, com isso espaços de Educação Não Formal, tem sido, um grande aliado no Ensino de Ciências. Muitos desses espaços se reinventaram com o intuito de despertar a curiosidade do visitante e colaborar com a divulgação científica. Por ser um lugar de grande abrangência de ensino, destacamos uma ferramenta importante na construção do conhecimento, as trilhas ecológicas, pois as mesmas oferecem oportunidades de observação, estudo e pesquisa. Portanto, o objetivo deste consistiu em desenvolver um roteiro educativo das trilhas ecológicas para auxiliar no Ensino de Ciências em Espaços de Educação Não Formal, e mapear as trilhas ecológicas do local de estudo. Realizou-se um levantamento do potencial pedagógico de cada trilha estudada e aplicou-se o roteiro educativo para conhecer a efetividade no Ensino de Ciências. Nessa pesquisa utilizamos uma abordagem qualitativa. A técnica escolhida para analisar os dados foi a Análise de Conteúdo. O local de estudo foi Parque Municipal do Mindu, onde foram realizados os mapeamentos e a caracterização das onze trilhas presentes no local. De posse dos dados foi elaborado o roteiro educativo, e enviado a professores e alunos do ensino fundamental e médio e graduandos de licenciatura juntamente com um questionário, para avaliarem se as informações contidas eram de fáceis compreensões e sua efetividade em uma aula no parque. Foram feitas as correções no roteiro e um questionário de escala tipo Likert foi aplicado juntamente com o roteiro final a professores e estudantes do ensino fundamental e médio e para o Gestor do parque para validação dos conteúdos. Após a validação dos resultados obtidos, revelou-se que o roteiro é uma ferramenta importante, para professores e graduandos, pois auxilia no desenvolvimento de aulas no parque, facilitando a localização das trilhas e estimulando no aluno e visitante, para um olhar científico. Observou-se ainda que para alunos do ensino fundamental e médio, incita sua habilidade investigativa, facilitando a compreensão de assuntos abordados em sala de aula. Portanto, os roteiros ecológicos contribuem com informações sistematizadas que ajudam professores e alunos no desenvolvimento de atividades educacionais relacionadas com o Ensino de Ciências nos espaços de Educação Não Formal Amazônico.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1540
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Construindo saberes através das trilhas ecológicas do Parque Municipal do Mindu.pdf3,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons