DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1523
Title: Violência escolar: um estudo de caso em uma escola municipal de Parintins.
Other Titles: School violence: a case study at a municipal school in Parintins.
Authors: Marinho, Dorivan Castro
Keywords: Violência Escolar;Aprendizagem;Aluno
Issue Date: 8-Mar-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The present research deals with the topic of "School Violence: A Case Study in a Municipal School of Parintins". The objectives that permeated this research were: Analyze how violence occurs within the "Charles Garcia Municipal School". Describe the impact of Violence on Student Learning. Identify strategies to combat violence in school. The research had as main authors (ABRAMOVAY 2004, 2005, 2002, BRONFENBRENNER 1996, 1994, MINAYO 1994, 2007, SILVA 2010, SPOSITO 1998, 2002.) Among others that in their works talk about violence in school. The subjects of this investigation were the "Charles Garcia Municipal School, being (02) students and (02) teachers. The teachers participating in this research were identified by consonants: "P1" and "P2", in agreement with the authorization granted by them before the research. And the students with the names of the characters of their favorite designs: "Ben 10" and "Four arms of Ben 10", the research is qualitative, method of phenomenological approach, we use case study as method of procedure, , as a tool for data collection was used for direct observation and semi-structured interviews for teachers and students.
Description: O presente trabalho de conclusão de curso vem trazendo uma pesquisa tece discussões acerca da temática “Violência Escolar: Um Estudo de Caso em uma Escola Municipal de Parintins”. Os objetivos que permearam esta pesquisa foram: Analisar de que forma ocorre a violência dentro da “Escola Municipal Charles Garcia”. Descrever qual o impacto da Violência na Aprendizagem do Aluno. Identificar as estratégias de combate à violência na escola. A pesquisa teve como principais autores (ABRAMOVAY 2004; 2005; 2002, BRONFENBRENNER 1996; 1994, MINAYO 1994; 2007, SILVA 2010, SPOSITO 1998; 2002.) Dentre outros que em suas obras discorrem sobre a violência na escola. Os sujeitos dessa investigação foram da “Escola Municipal Charles Garcia, sendo (02) alunos e (02) professoras. Os professores participantes dessa pesquisa foram identificados por consoantes: “P1” e “P2”, em concordância com a autorização concedida por elas antes da pesquisa. E os alunos com nome de personagens de desenhos de sua preferência: “Ben 10” e “Quatro braços do Ben 10”, a pesquisa é de cunho qualitativo, método de abordagem fenomenológico, utilizamos como método de procedimento o estudo de caso, sendo assim, como instrumento para a coleta de dados foi utilizado de observação direta e entrevistas semiestruturada para os professores e alunos. Atendendo a temática apresentada consideramos que o trabalho foi produtivo pois nos adverte para o fato de que a violência, de forma geral, faz parte da realidade dessas crianças, seja na escola ou no seio familiar, em que as violências física e psicológica são as mais frequentes, geralmente atreladas às questões disciplinadoras e educativas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1523
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Violência escolar - um estudo de caso em uma escola municipal de Parintins..pdf574,16 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons