DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1476
Title: Biologia celular voltada para o Ensino Fundamental
Other Titles: Cellular biology focused on Elementary School
Authors: Oliveira, Rosa Amanda da Silva
Keywords: Metodologia de ensino;Biologia celular;Ensino fundamental
Issue Date: 1-Feb-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Rosa Amanda da Silva. Biologia celular voltada para o Ensino Fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2015.
Abstract: The education is stagnated in a serious case of neglect at worrying levels when it comes to academic education of students in public schools in Manaus and throughout the country. Professionals are demotivated and accommodated in an old school routine and archaic thus impairing the performance of their students in relation to their intellectual and social development; students become copycats faithful of the concepts transmitted in the classroom by the teacher. Aiming to change the school routine of the students of the 8th year of the State School Professor Alda Barata was developed an alternative teaching methodology to present an alternative educational proposal in the area of science and biology, working the theme base discipline, Cell Biology in a way differentiated using a variety of teaching resources seeking to get the students' attention, arouse their interest in lessons and develop the cognitive process of the same. The trial was used as the main aid to the interaction of students with the content worked, they have the opportunity to materialize the above content and so relate it to activities later. The high rate of students with above average scores in the development of the proposed activities demonstrated the successful use of new teaching methodologies in school activities breaking the formality established in the execution of Cell Biology classes by the science and biology teachers. It was also featured in increasing students' interest in relation to the classes developed in accordance with the alternative educational proposal. Therefore it is concluded that the use of alternative teaching methods added to the knowledge students through the educational dynamics which they had no contact. Thus this result work great learning experience for both parties, because it brought immeasurable value to the training of students.
Description: A educação encontra-se estagnada em um grave caso de abandono em esferas preocupantes, no que diz respeito a formação educacional dos alunos das escolas públicas de Manaus e de todo país. Os profissionais encontram-se desmotivados e acomodados à uma rotina escolar antiga e arcaica prejudicando assim o desempenho de seus alunos em relação ao seu desenvolvimento intelectual e social; os alunos tornam-se fiéis copiadores dos conceitos transmitidos em sala de aula pelo professor. Objetivando modificar a rotina escolar dos alunos do 8°ano da Escola Estadual Professora Alda Barata foi desenvolvida uma metodologia alternativa de ensino visando apresentar uma proposta educacional alternativa na área de Ciências e Biologia, trabalhando o tema base da disciplina, a Biologia Celular de uma forma diferenciada utilizando-se de recursos didáticos diversificados buscando obter a atenção dos alunos, despertar o seu interesse pelas aulas e desenvolver o processo cognitivo dos mesmos. A experimentação foi utilizada como principal auxilio para a interação dos alunos com o conteúdo trabalhado, eles tiverem a oportunidade de materializar o conteúdo exposto e assim relacioná-lo em atividades realizadas posteriormente. O alto índice de alunos com pontuações acima da média no desenvolvimento das atividades propostas evidenciou o êxito da utilização de novas metodologias de ensino nas atividades escolares rompendo com a formalidade instituída na execução das aulas de Biologia Celular por parte dos professores de Ciências e Biologia. Foi constado também o aumento de interesse dos alunos em relação às aulas desenvolvidas de acordo com a proposta educacional alternativa. Portanto conclui-se que a utilização da metodologia alternativa de ensino agregou aos alunos conhecimento, através das dinâmicas educacionais as quais os mesmos até então não haviam tido contato. Deste modo este trabalho resulto em grande aprendizado para ambas as partes, pois o mesmo acarretou valores imensuráveis para a formação profissional da discente.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1476
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Biologia celular voltada para o Ensino Fundamental.pdf1,31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons