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Título: A preparação cênica para atores-manipuladores com o boneco não-realista na montagem do espetáculo fim de partida de Samuel Beckett
Título(s) alternativo(s): The scenic preparation for actors-manipulators with the unrealistic doll in the setting of the spectacle end of Samuel Beckett's departure
Autor(es): Narciso, Stephane Bacelar
Palavras-chave: Teatro;Ator-manipulador;Montagem cênica;Teatro de Formas Animadas
Data do documento: 30-Jan-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: From the language of Animated Forms Theater, I highlight the work with Puppets as a possible way to research the unrealistic expressiveness in the actors/handlers’s creation. Therefore, I propose the experimentation with the artisanal handmade of the puppets to the actors/handlers be aware of the production process and put theirs energies on it since the construction of the unanimated being that they are going to give life along the process, following basic principles for the construction and creation of the puppet. Considering this, I introduce the practice of the actor/handler and his relationship with the puppet. The research is focused on the first steps before the scenes preparation in respect of the proccess of spectacle construction End Game of Samuel Beckett. The work “End Game” was written by the Irish playwright and writer Samuel Beckett in 1957, and portrays about the post-apocalyptic where the characters Hamm, Cloy, Nagg and Nell are living. The Beckett’s dramaturgy is given in to the language of the Theatre of The Absurd, presenting the precariousness of the human relations in the modern society.
Descrição: A partir da linguagem do Teatro de Formas Animadas destaco o trabalho com os bonecos como um possível caminho para pesquisar a expressividade não-realista para o processo de criação dos atores-manipuladores. Deste modo, proponho a experimentação com a confecção artesanal desses bonecos para que os atores-manipuladores tenham consciência também do processo de produção e coloquem suas energias desde a construção do ser inanimado ao qual darão vida, seguindo princípios básicos para a construção e criação deste boneco. Diante disto, introduzo sobre a prática do ator-manipulador e sua relação com o boneco. A pesquisa é focada nos primeiros passos da preparação cênica em relação ao processo de montagem do espetáculo Fim de Partida. A obra Fim de Partida foi escrita pelo dramaturgo e escritor irlandês Samuel Beckett em 1957, e retrata sobre o universo pós-apocalíptico em que os personagens Hamm, Clov, Nagg e Nell estão vivendo. A dramaturgia de Beckett é levada pela linguagem do teatro do absurdo, apresentando a precariedade das relações humanas na sociedade moderna.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1381
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

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