DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1269
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRios, Dinameire Oliveira Carneiro-
dc.contributor.authorCruz, Décio Torres-
dc.date.available2019-01-19T11:36:00Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.issn21784744-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1269-
dc.descriptionO objetivo neste trabalho é analisar o lugar social da mulher no Brasil colonial através do romance Desmundo, da escritora Ana Miranda. Partindo da perspectiva proposta por linhas de pensamento como da História Nova e dos Estudos Culturais, analisa-se neste artigo a representação social da mulher no contexto do Brasil colonial a partir de uma narrativa romanesca que põe em cena a mulher como sujeito oprimido, mas dotado de uma voz que possibilita expor seu olhar/leitura acerca do que a sociedade impunha para o comportamento femininonas esferas sociais. Lido a partir da ótica da metaficção historiográfica, que visa revisitar, através da ficção, importantes períodos históricos e lê-los dentro de uma perspectiva desestabilizadora, para além da versão oficial dos fatos, o romance de Miranda recupera aspectos relevantes dos primeiros anos do Brasil após a chegada dos portugueses, relendo-os pelo filtro do olhar da personagem-narradora Oribela.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of thisstudy is to analyzewomen'ssocialplace incolonialBrazilthrough the novelDesmundo, the writerAnaMiranda.From the perspectiveproposed bylines of thoughtastheNew Historyand Cultural Studies, analyzesin this articlethesocialrepresentation of womenin the context ofcolonialBrazilfrom anovelisticnarrative thatbrings into playthewomen as individualsoverwhelmed bythiscontextbutgifted witha voice thatenablesexpose yourlook/readaboutthat societyimposedforfemale behaviorinall spheres of society. Read from theperspective ofhistoriographicalmetafiction, which aims to revisit, through fiction, important historicalperiodsand read theminanother perspective, beyond theofficial version of events, the romance ofMirandaretrievesrelevant aspectsof the early yearsof Brazilafter thearrival of the Portuguese, rereading themthrough the filterof the lookof the character-narrator Oribela.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaficção historiográficapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDesmundopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.titleUma voz dissonante: desmundo e o lugar social da mulher no Brasil colonialpt_BR
dc.title.alternativeA dissonant voice: the underworld and the social place of women in colonial Brazilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.accessioned2019-01-19T11:36:00Z-
Aparece nas coleções:Revista Contra Corrente - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma voz dissonante desmundo e o lugar social da mulher no Brasil colonial.pdf156,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons