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Título: Análise do processo de implantação das normas brasileiras de Contabilidade aplicada ao setor público no Estado do Amazonas
Título(s) alternativo(s): Analysis of the implementation process of the Brazilian Accounting Standards applied to the public sector in the State of Amazonas
Autor(es): Marinho, Keitiane de Souza
Palavras-chave: Contabilidade do Amazonas;Accounting of Amazonas;Normas Internacionais;International Standards;Convergência;Convergence
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The elaboration of this scientific research has as objective the verification of the progress of the process of convergence of accounting to international standards, in relation to the standards published by the Federal Accounting Council (NBCASP) in the State of Amazonas, showing the advantages, difficulties, innovations and actions determined to carry out the process. In order to carry out such verification, the methodology used will be descriptive research, conducted through interviews with professionals from the accounting area of ​​the State Treasury Department of Amazonas, participants in the implementation of the standards, and analysis of the legislation in force to verify the changes determined by the rules. In the development of this research, it was analyzed the chronogram of actions of said organ to verify if they were carried out, and the applicability of the Plan of Accounts and Manual of Accounting Applied to the Public Sector was verified, evidencing if they meet all the needs for effectiveness of the process. Through the analysis of the obtained data, it was verified that the established actions were executed in the great majority, giving a greater patrimonial focus to the public accounting in the State of Amazonas, which favors the use of the accounting as a tool in the public management, and it was noticed that the MCASP does not have all the information that is indispensable to the implementation of the standards, and the body must seek data on the experience of other States. The research is relevant because the aforementioned process aims to standardize the accounting records throughout the country, allowing for greater comparability and transparency in the presented statements.
Descrição: A elaboração desta pesquisa científica tem como objetivo a verificação do andamento do processo de convergência da contabilidade às normas internacionais, em relação às normas publicadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (NBCASP) no Estado do Amazonas, evidenciando as vantagens, dificuldades, inovações e ações determinadas para efetivação do processo. Para realizar tal verificação, a metodologia utilizada será pesquisa descritiva, realizada através de entrevistas abertas a profissionais da área contábil da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas, participantes da implementação das normas, e análise da legislação vigente para verificação das mudanças determinadas pelas normas. No desenvolvimento desta pesquisa, foi analisado o cronograma de ações do referido órgão para verificar se as mesmas foram efetuadas, e foi aferida a aplicabilidade do Plano de Contas e Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, evidenciando se os mesmos atendem a todas as necessidades para efetivação do processo. Através da análise dos dados obtidos, foi constatado que as ações estabelecidas foram executadas em sua grande maioria, dando maior enfoque patrimonial à contabilidade pública no Estado do Amazonas, o que propicia a utilização da contabilidade como ferramenta na gestão pública, e foi notado que o MCASP não possui todas as informações indispensáveis à implementação das normas, devendo o ente, buscar dados a respeito da experiência de outros Estados. A pesquisa apresenta-se como relevante pelo fato de que o referido processo objetiva a padronização dos registros contábeis em todo o país, possibilitando maior comparabilidade e transparência nos demonstrativos apresentados.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1071
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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