DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/1040
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Maria Luiza Freire de-
dc.date.available2018-09-10T16:02:19Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1040-
dc.descriptionEsse trabalho de conclusão de curso teve por objetivo mostrar atividades de Educação Patrimonial (EP) desenvolvida em uma escola com alunos das series iniciais do ensino fundamental, na cidade de Manacapuru - AM. Ao desenvolvermos as atividades pode-se notar a carência de uma disciplina dentro do currículo escolar voltada à Educação Patrimonial, com isso buscou-se desenvolver atividades que despertassem o interesse dos alunos pela arqueologia, pelo patrimônio, bem como pela memória de sua identidade. A Educação Patrimonial está voltada para práticas de licenciamento ambiental e a projetos de arqueologia de contrato, mas acredita-se que a Educação Patrimonial deva ser uma proposta interdisciplinar de ensino voltada para questões de alfabetização cultural de alunos do ensino fundamental. Acredita-se que só pode haver conhecimento, consciência e preservação, mediante processo educacional. A Educação Patrimonial busca levar a jovens e crianças a um processo ativo de aprendizado e conscientização.pt_BR
dc.description.abstractThis work was aimed at showing Patrimonial Education (EP) activities developed in a school with students from the initial series of elementary education, in the city of Manacapuru - AM. In developing the activities, it is possible to note the lack of a discipline within the school curriculum focused on Heritage Education, in order to develop activities that arouse students' interest in archeology, heritage, and the memory of their identity. Patrimonial Education is focused on environmental licensing practices and contract archeology projects, but it is believed that Patrimonial Education should be an interdisciplinary teaching proposal focused on issues of cultural literacy of elementary school students. It is believed that there can only be knowledge, awareness and preservation through an educational process. Patrimonial Education seeks to bring young people and children an active process of learning. Keyword:pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimonial Educationpt_BR
dc.subjectArqueologiapt_BR
dc.subjectArcheologypt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectPatrimonypt_BR
dc.titleO conhecimento arqueológico e patrimonial nas séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Joaquim de Souza Coelhopt_BR
dc.title.alternativeThe archaeological and patrimonial knowledge in the initial series of Elementary School in the State School Joaquim de Souza Coelhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-10T16:02:19Z-
Aparece nas coleções:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons