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Título: Violência obstétrica: conhecimentos e contribuições na formação profissional de acadêmicos
Título(s) alternativo(s): Obstetric violence: knowledge and contributions in the professional training of academics
Autor(es): Vieira, Solana Nunes
Palavras-chave: Violência;Obstetrícia;Violence;Obstetrics
Data do documento: 22-Ago-2018
Editor: UEA
Abstract: To investigate the knowledge profile on obstetric violence and the contribution of the university in the professional training of academics. Method: analytical, descriptive, cross - sectional study, with a quantitative approach, with 220 students, of which 76 were nursing and 144 were medical students. Data were collected through a semistructured questionnaire with sociodemographic variables, recognition and approach to obstetric violence in the university. The Likert scale was used to measure concepts and understanding the theme. For the analysis, the absolute values, percentages were adopted and the t test was applied for statistical significance. Results: nursing and medical academics obtained, respectively, five and four average, evidencing an adequate and satisfactory knowledge of the subject. Classroom guidelines were considered by the academics as responsible for conceptual and behavioral changes, reported by 88.2% and 68.8% of nursing and medical students. Conclusion: the population studied presented a satisfactory knowledge about obstetric violence. However, knowledge and divergent understandings were evidenced among the courses when questioned more specifically on the subject. At this juncture, the need to expand strategies to contemplate and sensitize the largest number of possible scholars, aiming at changes in concepts, behaviors and practices
Descrição: Investigar o perfil de conhecimento sobre violência obstétrica e a contribuição da universidade na formação profissional de acadêmicos. Método: estudo analítico, descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado com 220 acadêmicos, sendo 76 do curso enfermagem e 144 do curso medicina. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado com variáveis sociodemográfica, reconhecimento e abordagem da violência obstétrica na universidade. Utilizou-se a escala de Likert para mensuração de conceitos e compreensão da temática. Para análise adotou-se os valores absolutos, percentuais e aplicou-se o teste t para significância estatística. Resultados: os acadêmicos de enfermagem e medicina obtiveram, respectivamente, média cinco e quatro, evidenciando um conhecimento adequado e satisfatório da temática. Orientações em sala de aula foram consideradas pelos acadêmicos como responsáveis por mudanças conceituais e comportamentais, referidas por 88,2% e 68,8% dos acadêmicos de enfermagem e medicina. Conclusão: a população estudada apresentou um conhecimento satisfatório sobre violência obstétrica. Porém, conhecimentos e compreensões divergentes foram evidenciados entre os cursos quando questionados mais especificamente sobre a temática. Nessa conjuntura, percebeu-se a necessidade de ampliação de estratégias para contemplar e sensibilizar o maior número de acadêmicos possíveis, visando mudanças de conceitos, comportamentos e práticas
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1027
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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