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Título: Evidências sobre atitudes de estudantes e profissionais de saúde relacionadas às pessoas LGBT
Título(s) alternativo(s): Evidence on the attitudes of students and health professionals related to LGBT people
Autor(es): Cirino, Larissa Esthefani Barros
Palavras-chave: Psicologia social;Sexualidade;Educação em saúde;Social Psychology;Health education
Data do documento: 17-Ago-2018
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: The article studies the knowledge produced about the attitudes of students and health professionals related to LGBT people. Objective: To seek evidence on the attitudes of students and health professionals related to LGBT people; Identify elements that evidence discrimination against LGBT people; Verify elements of health care provided to LGBT people. Method: The method of integrative revision of the literature was followed using a validated protocol. The search was done in the CAPES Journal Portal by accessing the databases LILACS, MEDLINE, CINHAL, Web of Science and PubMed, restricted to the period between 2013 and 2018, using keywords and descriptors in various combinations, the which was a sample with 08 references. The thematic-categorial content analysis technique was used. Results: Evidence reveals negative attitudes of students and professionals toward LGBT people with marked elements of discrimination and neglect in the care given to these people. Conclusions: It is considered that the literature on the subject has advanced, however, with the need to expand the evidence more contextualized to the Brazilian scenario. It was noted that the discrimination is the tonic of the attitudes of students and health professionals towards LGBT people and it was verified the presence of elements related to access, which make it difficult for people to attend health services, as well as the emergence of extensive studies about sexuality in the field of health education
Descrição: O artigo estuda o conhecimento produzido sobre atitudes de estudantes e profissionais de saúde relacionadas às pessoas LGBT. Objetivo: Buscar evidências sobre às atitudes de estudantes e profissionais de saúde relacionadas às pessoas LGBT; Identificar elementos que evidenciem discriminação às pessoas LGBT; Verificar elementos do atendimento em saúde prestado às pessoas LGBT. Método: Optou-se pelo método de revisão integrativa da literatura seguindo protocolo validado. A busca foi feita no Portal de Periódico da CAPES acessando as bases de dados LILACS, MEDLINE, CINHAL, Web of Science e PubMed, restrito ao período compreendido entre 2013 e 2018, utilizando-se de palavras-chave e descritores em várias combinações, o que constituiu uma amostra com 08 referências. Utilizou-se da técnica de análise de conteúdo temático-categorial. Resultados: As evidências revelam atitudes negativas de estudantes e profissionais frente às pessoas LGBT com elementos marcantes de discriminação e descaso no atendimento prestado a estas pessoas. Conclusões: Considera-se que a literatura sobre o tema tem avançado, porém, com necessidade de ampliação das evidências mais contextualizadas ao cenário Brasileiro. Notou-se que a discriminação é a tônica das atitudes de estudantes e profissionais de saúde frente às pessoas LGBT e constatou-se a presença de elementos relacionados ao acesso, que dificultam o atendimento das pessoas aos serviços de saúde bem como a emergência de amplos estudos intergeracionais acerca da sexualidade no âmbito da formação em saúde
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1007
Aparece nas coleções:ESA - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

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