DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/jspui/handle/riuea/1005
Título: Sala de aula como palco: figurino numa montagem de caráter escolar
Autor(es): Silva, Dayvisson Caldas da
Palavras-chave: Educação
Figurino
Teatro
Data do documento: 17-Ago- 18
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Proposes with this work is to retake the ideas present in in which the study of the theatrical elements is fundamental for the formation of the students. With this, the costume is seen as content, capable of providing significant experiences in the process of training subjects. With the creation of a room for elaboration, confection and collection of costumes, the school is allowing access to the stages of creation of theatrical spectacle, as well as, contributing to the formation of future artists. The research has as general objective to discuss the process of design of the costumes in the school assembly Cachos de Dandara in relation to the concepts of dramaturgy used in professional montages. And the specifics relate life experiences with the costumes, Contrapos the elaboration of costumes for professional productions and for productions of school scope and Compose a panorama of the costumes in the process of Scenic Assembly "Cachos de Dandara" and its relevance in my professional academic formation. The costume is potentialized, but it can also become a restrictive factor to the understanding of the theatrical act that the scene wants to impose itself. The understanding of how the construct of the garments takes place necessarily transforms in the knowledge of the general artistic proposition to elucidate what is particular to it. Thus, the costume becomes a creative process in its own way.
Descrição: Propõe com esse trabalho é retomar as idéias presentes em que o estudo dos elementos teatrais é fundamental para a formação dos educandos. Com isso, o figurino passa a ser visto como conteúdo, capaz de proporcionar experiências significativas no processo de formação dos sujeitos. Com a efetivação de uma sala de elaboração, confecção e acervo de figurinos, a escola está permitindo o acesso ás fases de criação de espetáculo teatral, bem como, contribuindo para a formação de futuros artistas. A pesquisa tem como objetivo geral discutir o processo de concepção do figurino na montagem escolar Cachos de Dandara face aos conceitos de dramaturgia utilizados em montagens profissionais. E os específicos relatar experiências de vida com o figurino, Contrapor a elaboração de figurinos para produções profissionais e para produções de âmbito escolar e Compor um panorama do figurino no processo de Montagem Cênica ”Cachos de Dandara” e sua relevância na minha formação acadêmica profissional.O figurino potencializa, mas pode, também, tornar-se um fator restritivo ao entendimento do Fazer teatral que na cena quer se impor. A compreensão em como se dá o construto das vestimentas transita necessariamente no conhecimento da proposição artística geral para elucidar aquilo que lhe é particular. Assim, o figurino passa a ser um processo criativo a seu próprio modo.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/1005
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sala de aula como palco-figurino numa montagem de caráter escolar.pdfArquivo Principal-Trabalho de Conclusão de Curso2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons