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Titel: Análise e previsão das emissões de CO2 provenientes dos Combustíveis do Setor de Transporte Rodoviário no Brasil 1990- 2020
Sonstige Titel: Analysis and forecast of CO2 emissions from Fuels in the Road Transport Sector in Brazil 1990- 2020
Autor(en): Araújo, Arney Rayol Moura de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lobato, Tarcísio da Costa
Stichwörter: Ciências Econômicas - Curso;Gases do Efeito Estufa;Combustíveis fósseis;Etanol;ARIMA
Erscheinungsdatum: 26-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O consumo de energia, em suas diversas formas, está associado ao crescimento das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), sendo o CO2 o principal GEE que afeta o balanço radioativo da terra. Dentro do setor de transporte rodoviário brasileiro a gasolina, o óleo diesel e o etanol hidratado são os combustíveis mais consumidos. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar as emissões de CO2 emitidos por esses três combustíveis no período de 1990 a 2020 e realizar uma previsão para os próximos cinco anos (2021 a 2025). Os dados foram coletados no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), será utilizado o modelo de séries temporais ARIMA para fazer a previsão das emissões, ademais, será calculado quantos créditos de carbono poderiam ser gerados pelo consumo do etanol. Os resultados apontam que a emissão de CO2, em 2020, da gasolina foi de 79233,85 GgCO2, do diesel foi de 149621,1 GgCO2, e do etanol foi de 22106,69 GgCO2, que seria o equivalente a 22106690 créditos de carbono, e também encontrou que as emissões, em 2025, da gasolina devem diminuir passando para 60436,7 GgCO2, do diesel deve crescer para 162727 GgCO2, e do etanol deve se manter em 19923,4 GgCO2. Por fim, conclui-se que o país deveria buscar reduzir as emissões não renováveis de CO2 visto que a sua eliminação não é possível, pois a disponibilidade de energia impacta na qualidade de vida e competitividade econômica, e o etanol seria um dos caminhos, pois reduziria do consumo de gasolina.
Zusammenfassung: Energy consumption, in its various forms, is associated with the growth of Greenhouse Gas (GHG) emissions, CO2 being the main GHG affecting the earth's radioactive balance. Within the Brazilian road transport sector, gasoline, diesel oil and hydrated ethanol are the most consumed fuels. In this context, the objective of this research is to analyze the CO2 emissions of these three fuels from 1990 to 2020 and to make a forecast for the next five years (2021 to 2025). The data was collected from the website of the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP), and the ARIMA time series model will be used to forecast the emissions. Furthermore, it will be calculated how many carbon credits could be generated by the consumption of ethanol. The results show that the CO2 emission, in 2020, from gasoline was 79233.85 GgCO2, from diesel was 149621.1 GgCO2, and from ethanol was 22106.69 GgCO2, which would be the equivalent to 22106690 carbon credits, and also found that the emissions, in 2025, from gasoline should decrease to 60436.7 GgCO2, from diesel should grow to 162727 GgCO2, and from ethanol should remain at 19923.4 GgCO2. Finally, we conclude that the country should seek to reduce non-renewable CO2 emissions since its elimination is not possible, since energy availability impacts on quality of life and economic competitiveness, and ethanol would be one of the paths, since it would reduce gasoline consumption.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5280
Enthalten in den Sammlungen:ESO - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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