DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5208
Titel: Confecção de Modelo Molecular e Iônico a partir de Materiais Alternativos: Um Recurso d Didático no Ensino de Ligações Químicas.
Sonstige Titel: Making a Molecular and Ionic Model from Alternative Materials: A Didactic Resource in Teaching Chemical Bonds.
Autor(en): Marinho, Aldo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Junior, Erasmo Sergio Ferreira Pessoa
Stichwörter: Geometria das moléculas;Geometry of molecules;Material de baixo custo;Low cost material;Representação microscópica.;Microscopic representation.
Erscheinungsdatum: 6-Dez-2018
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Considerando o nível de dificuldades conceituais que apresenta a natureza abstrata da químicas, dos modelos e as dificuldades que os alunos têm de compreender os aspectos desse conteúdo, reforça-se a ideia de que os estudantes necessitam de recursos didáticos que permitam modelar a partir do concreto microscópico das substâncias químicas e a sua manipulação. Para tanto, este trabalho objetivou avaliar a contribuição dos modelos molecular e iônico, como recurso didático na prática docente. Os modelos foram confeccionados artesanalmente com bolinhas de rollon coletadas do lixo, e utilizados como recurso didático nas aulas de ligações químicas e geometria molecular em uma turma do primeiro ano do ensino médio. Os resuldados mostram que houve uma boa aceitação dos modelos, como recurso didático, por parte dos docentes e discentes, isso permitiu contribuições positivamente no processo ensino-aprendizagem do assunto de ligações químicas. Isso se deu em função dos modelos confeccionados serem uma boa representação macroscópica de encadeamento de átomos estão arranjados e ligados nas moléculas e fórmulas químicas.
Zusammenfassung: Considering the level of conceptual difficulties presented by the abstract nature of chemistry, models and the difficulties that students have in understanding aspects of this content, the idea that students need teaching resources that allow them to model from the concrete is reinforced. microscopic view of chemical substances and their manipulation. To this end, this work aimed to evaluate the contribution of molecular and ionic models as a teaching resource in teaching practice. The models were handmade with rollon balls collected from the trash, and used as a teaching resource in chemical bonds and molecular geometry classes in a first year high school class. The results show that there was a good acceptance of the models, as a teaching resource, by teachers and students, this allowed positive contributions to the teaching-learning process on the subject of chemical bonds. This was due to the models created being a good macroscopic representation of the chain of atoms arranged and linked in molecules and chemical formulas.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/5208
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.