DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4884
Title: Dança e cognição: possibilidades de letramento a partir de um processo criativo nos anos iniciais
Authors: Pereira, Ana Beatriz Braga
metadata.dc.contributor.advisor1: Pinto, Amanda da Silva
Keywords: Dança Criativa;Creative Dance;cognição;cognition;processo metafórico;metaphorical process;letramento;literacy
Issue Date: 24-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: PEREIRA, Ana Beatriz Braga. Dança e cognição: possibilidades de letramento a partir de um processo criativo nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como escopo desenvolver o Dança Criativa dentro do ambiente escolar, a partir de um processo cognitivo com crianças que estão nos anos iniciais. Para alcançar os objetivos utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa, de campo, com a técnica da pesquisa-ação, onde foi preciso ter um longo contato com os discentes para acompanha-los, assim avaliando a criação artística em diálogo com o letramento. O Estudo foi divido em três momentos: no primeiro foram feitas algumas aulas de Dança criativa para o aprendizado de sons com o corpo, assim suscitando um processo cognitivo. O segundo foram realizadas aulas de Dança, atreladas à disciplina de Língua Portuguesa, e para dar início a minha observação da leitura de mundo e interpretação dos estudantes. O terceiro e último momento foi o processo de criação coreográfica enredada ao letramento. O resultado da pesquisa apresentou como a Dança pode ser um objeto de pesquisa potente para a melhoria do ensino aprendizagem dentro da escola e também proporcionar um processo cognitivo de autonomia na vida da criança.
Abstract: The scope of this research is to develop Creative Dance within the school environment, from a cognitive process with children who are in the early years. To achieve the objectives, a qualitative, field research was used as a methodology, with the technique of action research, where it was necessary to have a long contact with the students to accompany them, thus evaluating the artistic creation in dialogue with literacy. The Study was divided into three moments: in the first, some Creative Dance classes were taken to learn sounds with the body, thus raising a cognitive process. The second were held Dance classes, linked to the discipline of Portuguese Language, and to start my observation of the reading of the world and interpretation of the students. The third and last moment was the process of choreographic creation entangled in literacy. The result of the research presented how Dance can be a powerful research object for the improvement of teaching and learning within the school and also provide a cognitive process of autonomy in the child's life.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4884
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.