DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Title: Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator
Other Titles: Scenic movement: the preparation and expressiveness of the actor's body
Authors: Oliveira , José Eduardo Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Daniely Peinado dos
Keywords: Movimento;Corpo;Expressividade;Experimentação;Movement;Body;Expressiveness;Experimentation
Issue Date: 30-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, José Eduardo Barbosa de. Movimento cênico: a preparação e expressividade do corpo do ator. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever a experiência realizada no laboratório corporal criativo que buscou vivenciar possiblidades de preparação corporal, desenvolvendo a percepção, eixo corporal, equilíbrio, tônus muscular, movimentos cênicos e expressividade no corpo do artista da cena. A discussão parte da minha vivência artística como artista que pensa em deixar o corpo disponível para experimentações corporais físicas. Embasada na crítica de processos criativos (SALLES, 2007), a pesquisa se pauta na memória e vivência artística, no processo criativo Antes que eu morra (2021), além de relatos, entrevistas, trazendo os artistas Klauss Vianna (2005) e Lúcia Romano (2007) como teóricos principais. Como resultado, pude olhar a construção artística do processo e refletir escolhas dos elementos estéticos presentes.
Abstract: This work aims to describe the experience carried out in the creative body laboratory that sought to experience possibilities of body preparation, developing perception, body axis, balance, muscle tone, scenic movements and expressiveness in the scene artist's body. The discussion starts from my artistic experience as an artist who thinks about making the body available for physical bodily experiments. Based on the criticism of creative processes (SALLES, 2007), the research is based on memory and artistic experience, on the creative process Antes que eu morra (2021), in addition to reports, interviews, bringing the artists Klauss Vianna (2005) and Lúcia Romano (2007) as main theorists. As a result, I was able to look at the artistic construction of the process and reflect on the choices of the aesthetic elements present.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4092
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Movimento cênico.pdfArquivo principal.433,94 kBAdobe PDFView/Open
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.46,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.