DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4033
Title: Analogias e metáforas no ensino de ciências: vivências e experiências docentes em ambientes virtuais
Other Titles: Analogies and metaphors in science teaching: experiences and teaching experiences in virtual environments
Authors: Souza, Fabiane Carbajal de
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Whasgthon Aguiar de
Keywords: Analogias e metáforas;Analogies and metaphors;Ensino de Ciências;Science Teaching;Ambientes virtuais;Virtual environments
Issue Date: 10-Jun-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: SOUZA, Fabiane Carbajal de. Analogias e metáforas no ensino de ciências: vivências e experiências docentes em ambientes virtuais. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Analogia e metáforas, que etimologicamente significam semelhanças entre coisas e sentido próprio ao figurado, têm sido utilizadas no cotidiano, na evolução da ciência e como recurso de ensino e aprendizagem, com objetivo de facilitar na comunicação. Diante do presente pressuposto, o objetivo deste trabalho é narrar os desafios enfrentados pelos professores sobre o uso de analogias e metáforas para ensinar ciência em ambientes virtuais em meio à pandemia da covid-19. Visando responder os problemas que nortearam a pesquisa, as formas que os professores utilizam as analogias e metáforas como recurso de ensino, como se dá o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais de ensino e o que dizem os professores sobre a importância do ensino de ciências em suas aulas. Para tanto, foram considerados oito professores do ensino fundamental I, que responderam a um questionário e a uma entrevista. Os resultados mostram que os professores investigados empregam as analogias e metáforas de modo espontâneo sem que houvesse planejamento definido, embora os mesmos entendam a importância de seu uso como recurso de ensino. Sobre os ambientes virtuais de ensino os resultados mostram que os professores estão a cada dia superando os obstáculos advindos das tecnologias é possível destacar o potencial dos ambientes virtuais no processo de ensino e aprendizagem, os professores destacam também sobre a importância do ensino de ciências que de acordo com os resultados o ensino de ciências pode ajudar consideravelmente na construção de novas posturas referente ao conhecimento científico. Palavras-chave: Analogias e metáforas. Ensino de Ciências. Ambientes virtuais
Abstract: Analogy and metaphors, which etymologically mean similarities between things and proper sense to the figurative, have been used in everyday life, in the evolution of science and as a teaching and learning resource, aiming to facilitate communication. Given this assumption, the aim of this paper is to narrate the challenges faced by teachers on the use of analogies and metaphors to teach science in virtual environments in the midst of the covid-19 pandemic. Aiming to answer the problems that guided the research, the ways that teachers use analogies and metaphors as a teaching resource, how the teaching and learning process takes place in virtual teaching environments and what teachers say about the importance of science teaching in their classes. In order to do so, eight primary school teachers were considered, who answered a questionnaire and an interview. The results show that the investigated teachers use analogies and metaphors in a spontaneous way without any defined planning, although they understand the importance of its use as a teaching resource. About the virtual teaching environments, the results show that teachers are increasingly overcoming the obstacles arising from technologies, it is possible to highlight the potential of virtual environments in the process of teaching and learning, teachers also highlight the importance of science teaching, which according to the results, science teaching can help considerably in the construction of new attitudes regarding scientific knowledge. Key-words: Analogies and metaphors. Science Teaching. Virtual environments Translated with www.DeepL.com/Translator (free version)
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4033
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.