DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3977
Titel: A dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotor
Sonstige Titel: Dance and its pedagogical contributions to psychomotor development
Autor(en): Moura, Tayná das Neves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Cintia Matos de
Stichwörter: Dança;Psicomotricidade;Pedagogia;Dance;Psychomotricity;Pedagogy
Erscheinungsdatum: 29-Jul-2021
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: MOURA, Tayná das Neves de. A dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A dança se tornou uma forma de aprendizagem e consequentemente de desenvolvimento humano, pois estar ligada a todas as práxis global do ser humano, porem, existem muitos fatores que precisam ser revisados, principalmente quando falamos de Dança na escola. Anda há muitas situações divergentes em relação a isso. Objetivo geral é Compreender e identificar a função pedagógica e de desenvolvimento psicomotor que a dança desenvolve no ambiente escolar. O estudo realizado utilizou a pesquisa bibliográfica por meio da revisão de literatura, com abordagem qualitativa. A Dança associada a pedagogia, deixa de ser vista somente como divertimento e espetáculo, passando pro âmbito escolar, será sistematizada e apropriada de maneira critica, consciente e transformadora de seus conteúdos específicos. Concluímos que a dança de forma organizada e pedagógica nos traz ótimos resultados, porém, o professor na maioria das vezes não sabe como ou por onde começar ensinar dança na escola. Devemos sempre estar em busca e aprimorando novos conhecimentos.
Zusammenfassung: Dance has become a form of learning and consequently of human development, as it is linked to all the global praxis of the human being, however, there are many factors that need to be revised, especially when we talk about Dance at school. And there are many divergent situations in relation to this. Overall objective is to Understand and identify the pedagogical and psychomotor development function that dance develops in the school environment. The study carried out used bibliographical research through literature review, with a qualitative approach. Dance associated with pedagogy is no longer seen only as entertainment and spectacle, passing to the school environment, it will be systematized and appropriated in a critical, conscious and transforming way of its specific contents. We concluded that dancing in an organized and pedagogical way brings us great results, however, the teacher most of the time does not know how or where to start teaching dance at school. We must always be looking for and improving new knowledge.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3977
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A dança e suas contribuições pedagógicas e de desenvolvimento psicomotor.pdfArquivo principal.304,81 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.