DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3970
Title: (Áudio) Dramaturgia em processo: reflexões sobre a representação de Capitu nos capítulos CXXXVII à CXLI em Dom Casmurro
Other Titles: (Audio) Dramaturgy in process: reflections on the representation of Capitu in chapters CXXXVII to CXLI in Dom Casmurro
Authors: Neves, Jaqueline Bárbara Pavão
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro, Jhon Weiner de
Keywords: Monólogo;Ator-dramaturgo;Dramaturgia Autoral;Auto-direção
Issue Date: 2-Aug-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: NEVES, Jaqueline Bárbara Pavão. (Áudio) Dramaturgia em processo: reflexões sobre a representação de Capitu nos capítulos CXXXVII à CXLI em Dom Casmurro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é consequência das práticas de investigação cênica que realizei em 2021, como finalista do curso de bacharelado em Teatro, pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Aqui apresento o relato sobre a escrita de uma dramaturgia em processo, baseada em uma estrutura de monólogo, a partir de textos escritos por mim. Além disso, tento refletir acerca da representação da figura de Capitu ao longo dos capítulos que foram estudados na composição dramatúrgica. Dessa forma, a pesquisa foi dividida em duas fases práticas: a adaptação textual livre e a inserção de recortes de textos escritos por mim. A metodologia é de natureza autoetnográfica, apoiada em referências da autoetnografia por Sylvie Fortin (2009) e de perspectivas da Crítica Genética, por Cecília Salles (2008).
Abstract: This article is a consequence of the scenic research practices I carried out in 2021, as a finalist of the course of Bachelor of Arts in Theater, by the Amazonas State University Amazonas State University. Here I present the report on the writing of a dramaturgy in process, based on a monologue structure, from texts written by me. Besides, I try to the representation of the figure of Capitu throughout the chapters that were studied in the studied in the dramaturgical composition. In this way, the research was divided into two practical phases practical phases: the free textual adaptation and the insertion of clippings from texts written by me. A methodology is of an autoethnographic nature, supported by references to autoethnography by Sylvie Fortin (2009) and from perspectives of Genetic Criticism, by Cecília Salles (2008).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3970
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(Áudio) Dramaturgia em processo.pdfArquivo principal.1,22 MBAdobe PDFView/Open
Folha de aprovação.pdfAnexo 1.204,19 kBAdobe PDFView/Open
Monólogo de Capitu [vídeo].mp4Anexo 2.88,34 MBMPEGView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.