DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3553
Title: O lúdico como ferramenta de ensino: uma proposta metodológica para as aulas de geografia
Other Titles: Playfulness as a teaching tool: a methodological proposal for geography classes
Authors: Pimentel, Artur Xavier
metadata.dc.contributor.advisor1: Azevedo Filho, João D’Anúzio Menezes de
Keywords: Ensino de Geografia;Lúdico;Metodologia de Ensino
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia é resultado de uma análise acerca da contribuição do lúdico no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. Para a realização deste trabalho, utilizou-se duas modalidades de pesquisa: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica, que também serviu de suporte para a realização e interpretação dos dados obtidos na pesquisa de campo, baseou-se em autores com ampla produção acadêmica sobre o tema objeto deste estudo, tais como: SANTOS (1997), PASSINI (2007), PIAGET (1975) dentre outros. A pesquisa de campo teve seu fundamento na aplicação de um questionário destinado aos professores de Geografia de 06 (seis) escolas, sendo estas da rede municipal, estadual e federal além de uma da rede privada de ensino no município de Parintins no Estado do Amazonas. O Processo de ensino requer que o professor busque novas formas e recursos para alcançar os objetivos propostos em sala de aula. A implementação das aulas como o novo, tais como jogos, teatros, músicas entre outros recursos lúdicos, constitui-se em algo de suma relevância no processo de ensino/aprendizagem para as aulas de Geografia, e permite trazer uma nova posposta teórico-metodológica relacionada a esse campo de abordagem. Através dos resultados obtidos por meio desta pesquisa, foi possível perceber o quanto é relevante para o professo de Geografia proporcionar situações onde os discentes possam participar de forma criativa, desafiando a descoberta, o desejo de querer aprender algo novo e de valorizar tudo aquilo que é aprendido.
Abstract: This monograph is the result of an analysis of the contribution of play in the teaching and learning process in Geography classes. To carry out this work, two types of research were used: bibliographical research and field research. The bibliographical research, which also served as support for the realization and interpretation of the data obtained in the field research, was based on authors with extensive academic production on the subject of this study, such as: SANTOS (1997), PASSINI (2007) , PIAGET (1975) among others. The field research had its foundation in the application of a questionnaire destined to Geography teachers from 06 (six) schools, being these from the municipal, state and federal network and one from the private school network in the municipality of Parintins in the State of Amazonas. The teaching process requires the teacher to look for new ways and resources to achieve the proposed objectives in the classroom. The implementation of classes as the new, such as games, theaters, music and other recreational resources, constitutes something of great relevance in the teaching/learning process for Geography classes, and allows for a new related theoretical-methodological proposal to that field of approach. Through the results obtained through this research, it was possible to see how relevant it is for the Geography professor to provide situations where students can participate creatively, challenging discovery, the desire to want to learn something new and to value everything that is learned.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3553
Appears in Collections:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.