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Título: Interdisciplinaridade e o ensino de química em livros de ciências do oitavo ano
Autor(es): Anjos, Amanda Lira dos
Fortuna, Rayane Tavares
Rotta, Jeane Cristina Gomes
Palavras-chave: Interdisciplinaridade;Ensino de química;Ensino Fundamental
Data do documento: 3-Jul-2020
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Resumo: Os livros didáticos utilizados nos Anos Finais do Ensino Fundamental costumam apresentar uma abordagem fragmentada dos conteúdos, privilegiando uma perspectiva mais biológica do conhecimento, em detrimento aos conteúdos de Química e de Física. Essa ênfase pode prejudicar o ensino e aprendizagem das Ciências sob um aspecto mais integrador e interdisciplinar. O objetivo desse trabalho foi analisar e identificar se três livros didáticos de Ciências do Oitavo Ano do Ensino Fundamental, apresentavam um enfoque dos conteúdos de Química e uma abordagem interdisciplinar das Ciências Naturais, conforme é orientado para esse segmento. A metodologia utilizada foi a análise documental e a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que os livros didáticos analisados inserem superficialmente alguns conteúdos de química nos temas abordados. Entretanto, ainda persiste uma abordagem mais biológica dos temas e fragmentada dos conteúdos.
Abstract: Textbooks used in the final years of elementary school usually present a fragmented approach to contents, favoring a more biological perspective of knowledge, to the detriment of the Chemistry and Physics contents. This emphasis may prejudice Science teaching and learning under a more integrative and interdisciplinary aspect. The aim of this work was to analyze and identify whether three Science textbooks used in the eighth grade of elementary school focus on Chemistry contents and have an interdisciplinary approach to Natural Sciences, as is advised for this segment. The methodology used was documentary analysis and the Content Analysis technique. The results showed that the analyzed textbooks superficially insert some Chemistry content in the subjects approached. However, a more biological approach to subjects and fragmented contents persist.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/3319
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