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Título: O uso do programa scratch na abordagem dos conceitos iniciais de cinemática para alunos do 1º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Using the Scratch Program to teaching the initial Concepts of Kinematics for junior Students in High School
Autor(es): Farias, Fabricio de Oliveira
Rivera, José Anglada
Palavras-chave: Sequência Didática;Conceitos Cinemáticos;Ensino de Física;Animações de Física
Data do documento: 26-Mai-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BIGGS, J.; COLLIS, K. Evaluating the quality of learning: the SOLO taxonomy. New York: Academic Press, 1982. BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Ed. Bloch, 1976. FIOLHAIS, C; TRINDADE, J. Física no Computador: o Computador como uma Ferramenta no Ensino e na Aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v.25, n.3, p. 259-272, Set. (2003). LOPEZ, V.; HERNANDEZ, M. I. Scratch as a computational modelling tool for teaching physics. Physics Education, v.50, n.3, p. 310, 2015. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores. Informática na Educação: Teoria e Prática, n.1, v.3, Setembro, 2000. MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo. Editora Pedagógica e Universitária, 1999. PAPERT, S. A família em Rede. Lisboa: Relógio D’Água, 1997. SCRATCH, Disponível em: <www.http://scratch.mit.edu/explore/>. Acesso em: 23 dez. 2014. PETITTO, S. Projetos de Trabalho em Informática: Desenvolvendo Competências. Campinas: Papirus, 2003. VALENTE, J. A. Os diferentes usos do computador na educação. In: VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: reprensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. VENTORINI, A. E.; FIOREZE, L. A. O software scratch: uma contribuição para o ensino e a aprendizagem da matemática. Escola de Inverso de Educação matemática. 2014. Anais. IV EIEMAT. ISSN 2316-7785. Disponível em:<http://goo.gl/G8bLm4>. Acesso em 17 nov. 2015.
Resumo: O presente artigo relata o desenvolvimento e a aplicação de uma sequência didática, usando animações desenvolvidas no programa Scratch, para o ensino dos conceitos iniciais de cinemática no 1º ano do Ensino Médio do curso de Eletrotécnica no IFAM - CMC. O objetivo deste trabalho foi introduzir os conceitos iniciais de cinemática de forma mais dinâmica, contextualizada, com ajuda da tecnologia e com a participação ativa dos alunos, de modo a conseguir um aprendizado mais efetivo. As atividades propostas, na sequência didática, são baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de currículo em um formato de espiral. Nessa perspectiva de ensino o aluno é o centro do processo e, portanto, constrói o seu próprio conhecimento. O material didático desenvolvido e aplicado contém: 2 roteiros de atividades desenvolvidas com base no alinhamento construtivo, 18 animações, sendo 10 desenvolvidas no programa Scratch e 8 no programa Power point, 16 slides com textos didáticos, além de 3 imagens estáticas. A sequência didática aplicada foi bem aceita pelos alunos, de acordo com seus comentários e os resultados apresentados. Verificou-se que o uso dos programas de animações tem trazido bons resultados, relacionados com a aprendizagem dos alunos nas aulas de física. Palavras chave: Sequência Didática, Conceitos Cinemáticos, Ensino de Física, Animações de Física.
Abstract: This article describes the development, and application of a didactic sequence, using animations developed in Scratch program for the teaching of the initial concepts of kinematics to junior high school students in the course of Electro-technology at IFAM - CMC. This study aims to introduce the initial concepts of kinematics in a more dynamic, and contextualized way, with the aid of technology and with the active participation of students, in order to achieve a more effective learning. The proposed activities, in the didactic sequence, are based on the constructivist theory of Jerome Bruner, which takes into account teaching by discovery, and curriculum proposal in a spiral format. In this educational perspective, the student is the center of the process and therefore build their own knowledge. The developed, and applied educational material contains: 2 routing activities, based on the constructive alignment, 18 animations, 10 developed in Scratch and 8 in Power Point program, 16 slides with didactical texts, and 3 static images. The applied didactic sequence was well accepted by the students, according to their comments and the results presented. We noticed that the use of animation programs has brought good results related to student learning in physics classes. Keywords: Didactic Sequence, Kinematic Concepts, Physics Teaching, Physics Animations. 1 Mestre
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2882
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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