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Título: | Reflexões acerca dos obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on epistemological obstacles in training of Mathematics teachers |
Autor(es): | Negrão, Felipe da Costa Amorim Neto, Alcides de Castro |
Palavras-chave: | Epistemologia;Formação Docente;Matemática |
Data do documento: | 15-Set-2016 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Citação: | ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. ______. A filosofia do não. São Paulo: Abril, 1978. ______. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002a, Seção 1, p. 15. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acesso em: 16 jun 2016. BORGES, M. C. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004. CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na vida dez, na escola zero. 14 ed. São Paulo: Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 92 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.82-93 | jul-dez | 2016 Cortez, 2006. CARVALHO, M. P. Ensino, uma atividade relacional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.1, n.11, p. 17‐32. 1999. CHASSOT, Á. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. CUNHA, M. I. Lugares de formação: tensões entre a academia e o trabalho docente. In: DALBEN, A. I. L. F. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, p. 129‐149, 2010. D’AMBROSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 2012. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo, 10 ed. São Paulo: Cortez, 2006. DOMINGUINI, L.; BENONI, I. S. Obstáculos à construção do espírito científico: reflexões sobre o livro didático. Rio Grande do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2010. FEYERABEND, P. Contra o método. São Paulo: Unesp, 2011. FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em educação matemática: o caso da produção científica em Cursos de Pós-Graduação. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP: 1994. IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: forma‐se para a mudança e a incerteza. 9 ed. v.14. São Paulo: Cortez, 2011. ______. A formação dos professores e o desenvolvimento do currículo. In: Saberes e incertezas sobre o currículo / José Gimeno Sacristán (Org.). Porto Alegre: Penso, 2013. LAUDAN, L. O progresso e seus problemas. Rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Unesp, 2011. MENDES, M. J. F.; GONÇALVES, T. O. Reflexão sobre o ensino da Matemática. Belém, 19 Abril 2004. Disponível em: <http:// www.Miltonborbaorg,/CD/ Interdisciplinaridade/Encontro...?CC76.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2016. LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos Profissionais da Educação: visão crítica e perspectivas de mudança. In: Pedagogia e Pedagogos: caminhos e perspectivas / Selma Garrido Pimenta (Org.). São Paulo: Cortez, 2006. OTT, M. G. Ensino por meio de solução de problemas. In: A didática em questão / Vera Maria Candau (Org.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. PIMENTA, S. G., Formação de professores: identidade e saberes docentes. In: Saberes pedagógicos e atividade docente / Selma Garrido Pimenta (Org.). São Paulo: Cortez, Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 93 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.82-93 | jul-dez | 2016 2012. POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. SZTAJN, P. Conteúdos, atitudes e ideologia: a formação do professor de matemática. In: Magistério: construção cotidiana / Vera Maria Candau (Org.). Petrópolis, RJ, Vozes, 2011. TARDIF, M.; LESSARD, C.; GAUTHIER, C. Formação de professores e contextos sociais. Paris: PUF, 1998. VEIGA, I. P. A. (Org.). Formação de Professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002. |
Resumo: | O artigo tem como temática os obstáculos epistemológicos presentes na formação de professores com ênfase no educador matemático. A pesquisa justifica-se pela importância da discussão acerca dos dilemas e percalços oriundos a prática docente, levando em consideração a teoria do conhecimento defendida por Gaston Bachelard (1884–1962). Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica a partir das ideias de autores como D’Ambrosio (2012), Pais (2002), Pimenta (2012), Imbernón (2011), dentre outros. A proposta investigativa será apresentada em três seções, sendo a primeira referente a alguns conceitos vinculados à teoria de Bachelard, posteriormente abre-se espaço para uma breve discussão sobre a formação de professores de matemática, finalizando o estudo com os obstáculos epistemológicos presentes no ensino da matemática, levando em consideração o processo de formação como um todo. Em suma, percebe-se que as contribuições da teoria de Bachelard ainda permanecem válidas e muito presentes no contexto da formação de professores. Palavras-Chave: Epistemologia. Formação Docente. Matemática |
Abstract: | The main theme of this article is the epistemological obstacles in the training of teachers specifically on mathematics teachers. This is an important research due to the discussion of dilemmas and mishaps raised from teaching practice, taking into account the theory of knowledge by Gaston Bachelard (1884-1962). Therefore, we based this work on ideas as of D'Ambrosio (2012), Parents (2002), Pepper (2012), Imbernon (2011), among others. The investigative proposal has three sections, the first one concerning to some concepts related to the theory of Bachelard, then proceeding to a brief discussion about the training of mathematics teachers, ending in the study of epistemological obstacles in Math teaching, according to the complete training process. In conclusion, it is clear that the contributions of the theory of Bachelard are still valid and present in the context of teacher training. Keywords: Epistemology. Teacher Training. Mathematics. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2865 |
ISSN: | 1984-7505 |
Aparece nas coleções: | Revista Areté - Artigos de Periódicos |
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