Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2615
Titel: | A didática das ciências na formação de professores de química e biologia: articulações entre os conhecimentos específicos das áreas de formação e o fazer pedagógico |
Autor(en): | Mourão, Ireuda da Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gonzaga, Amarildo Menezes |
Stichwörter: | Formação de Professores de Ciências;Didática das Ciências;Pesquisa- ação |
Erscheinungsdatum: | 6-Mai-2010 |
Herausgeber: | Universidade do Estado do Amazonas |
metadata.dc.description.resumo: | Pesquisa sobre formação inicial de professores de Ciências, especificamente em cursos de Licenciatura em Química e em Biologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), centrada no seguinte problema: A elaboração e aplicação de um Plano de Ação em cursos de Licenciatura em Química e Biologia, na execução da Disciplina Didática das Ciências, contribui significativamente para que professores em formação criem articulações para minimizar a dicotomia entre os conhecimentos específicos das áreas de formação com o fazer pedagógico? O percurso metodológico foi desenvolvido a partir da abordagem qualitativa, legitimada através da Pesquisa-Ação, com foco em um Plano de Ação, cujas técnicas adotadas foram: Observação Participante e História de Vida, por meio de atividades com relatos autobiográficos. A elaboração e aplicação do Plano de Ação contribuíram para criar articulações que minimizaram a dicotomia entre os conhecimentos específicos e o fazer pedagógico, presente na formação daqueles licenciandos, que foram, juntamente com a pesquisadora, os sujeitos da pesquisa. |
Zusammenfassung: | Research on training of science teachers, especially in courses in Chemistry and Biology at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM), centered on the following problem: The design and implementation of a Plan of Action for the Undergraduate Courses in Chemistry and Biology, in implementing the discipline of sciences didactics, contributes significantly to teachers in training to create ways to minimize the dichotomy between specific knowledge in the area of training with the pedagogical practice? The methodological approach developed from a qualitative approach, legitimized by Action Research, focusing on a Plan of Action, which the techniques used were: Participant Observation and Life History, trough activities with autobiographical. The development and implementation of the Action Plan helped to create ways that minimized the dichotomy between the specific knowledge and pedagogical practice, that is present in the formation of those undergraduates who were, together with the researcher, the research subjects. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2615 |
Enthalten in den Sammlungen: | DISSERTAÇÃO - PPGECA Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências Na Amazônia |
Dateien zu dieser Ressource:
Datei | Beschreibung | Größe | Format | |
---|---|---|---|---|
A Didática das ciências na formação de professores de química e biologia - articulações entre os conhecimentos específicos das áreas de formação e o faze pedagógico.PDF | 1,97 MB | Adobe PDF | Öffnen/Anzeigen |
Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons