DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2523
Title: Os sons do nordeste na obra Cajarana para quarteto de cordas
Authors: Moraes, Raphael da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Caiado, Nelson Fernando
Keywords: Composição Musical;Modalismo;Análise;Ritmos do Nordeste
Issue Date: 13-Feb-2019
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivos subsidiar a compreensão analítica e estrutural, bem como as características musicais constantes em Cajarana1e2, através da descrição pormenorizada do processo composicional. Com isto, pretendeu-se também contribuir para com a construção interpretativa desta obra, para eventuais interpretações futuras. Realizou-se o exame detalhado de elementos musicais que dizem respeito à estruturação harmônica, melódica, rítmica e formal, além da conceituação do termo modo e uma breve abordagem histórica sobre os gêneros baião, maracatu e frevo, aqui presentes. Foram utilizados pressupostos, dentre outros autores constantes neste trabalho, de Schoenberg (2008), Persichetti (1985) e Almada (2008) referentes ao processo composicional; e Paz (2002), Fretias (2008), Guerra-Peixe (1955) e Tinhorão (1974) referentes ao termo modo e aspectos históricos dos gêneros citados. Palavras-Chave: Composição Musical – Modalismo – Análise - Ritmos do Nordeste
Abstract: This work had as objectives to subsidize the analytical and structural understanding, as well as the musical characteristics of Cajarana, through the detailed description of the compositional process. With this, it was also intended to contribute to the interpretative construction of this work, for possible future interpretations. A detailed examination of musical elements related to the harmonic, melodic, rhythmic and formal structuring was carried out, as well as the conceptualization of the term mode and a brief historical approach on the baião, maracatu and frevo genres present here. We used assumptions, among other authors in this paper, by Schoenberg (2008), Persichetti (1985) and Almada (2008) regarding the compositional process; and Paz (2002), Fretias (2008), Guerra-Peixe (1955) and Tinhorão (1974) referring to the term mode and historical aspects of the cited genres.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2523
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS SONS DO NORDESTE NA OBRA CAJARANA.pdf8,05 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons