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dc.contributor.authorSouza, Henrique Azevedo de-
dc.date.available2018-08-02T15:12:43Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/986-
dc.descriptionEsta pesquisa tem como propósito apresentar as mudanças que ocorrerão, no Ensino de física, com a reforma do ensino médio e a adoção de uma Base Nacional Curricular Comum, assim como os impactos que isso irá gerar na formação inicial de professores de Física. Para isso, foi realizada uma revisão na literatura sobre os documentos oficiais (Parâmetros Curriculares Nacionais, por exemplo) e estudos realizados e publicados por autores que atuam nesta área de pesquisa. Verificou-se que, apesar das diferentes abordagens utilizadas pelos documentos que norteiam a educação básica no Brasil, todos eles apontam para uma necessária mudança na forma com que o ensino básico vem sendo desenvolvido no país. As opiniões acerca da reforma do ensino médio e se esta representará um avanço ou um retrocesso à educação no país são diversas, mas é fato que novas recomendações que o Ministério da Educação propõe para a educação, baseadas nesta reforma, irão ocorrer e isto impactará diretamente na formação inicial de professores, de uma maneira a melhorar ou estagnar os cursos de licenciatura em Física.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to present the changes that will occur in physics teaching with the reform of high school and the adoption of a National Curricular Common Base, as well as the impacts that this will generate in the initial formation of physics teachers. For this, a review was made in the literature on official documents (National Curricular Parameters, for example) and studies performed and published by authors as work in this area of research. It was verified that although of the different treatments used by the documents that guide basic education in Brazil, they all indicate a necessary change in the way in which basic education has been developed in the country. Opinions about the reform of secondary education and whether this will represent a step forward or backward education to the country are diverse, but it is a fact that new recommendations that the Ministry of Education proposes for education, based on this reform, will occur and this will impact directly in the initial formation of teachers, in a way to ameliorate or stagnate the graduation courses in Physics.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPhysics Teachingpt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHigh School Reformpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectTeacher Formationpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectNational Curricular Parameterspt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comumpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.titleA base nacional comum curricular e suas implicações no currículo de física do ensino médio e na formação inicial de professores de físicapt_BR
dc.title.alternativeThe common national curricular basis and its implications in the curriculum of high school physics and in the initial training of physics teacherspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T15:12:43Z-
Appears in Collections:EST - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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